Ecossistema Local de Inovação de Balsas é finalista do Prêmio Nacional de Inovação

Ecossistema Local de Inovação de Balsas é finalista do Prêmio Nacional de Inovação

O Maranhão é destaque no 8º Prêmio Nacional de Inovação com presença do Ecossistema Local de Inovação Balsas (ELI Balsas) como um dos três finalistas na categoria “Ecossistema de Pequeno Porte”. O ELI Balsas é o único representante do Norte e Nordeste na final. A cerimônia de premiação acontece hoje (26) a partir das 19h, em São Paulo.

Na cerimônia, o Ecossistema de Balsas vai ser representado pela diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, acompanhando os membros do comitê gestor do ELI Balsas: o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, o secretário de articulação política de Balsas, Adriano Tito e o professor universitário e consultor do Sebrae, Roger Muller.

Edila Neves ressalta a representação dessa conquista para a região de Balsas e para o estado do Maranhão. “Com apenas dois anos de existência, o Ecossistema de Inovação de Balsas tem demonstrado o seu potencial e o impacto no cenário da inovação no Maranhão e para o Sebrae é de grande importância fazer parte desse contexto, uma vez que a inovação para os pequenos negócios é algo de extrema relevância para manutenção e conquista de novos mercados”, reforça.

 

Trajetória de sucesso

O ELI Balsas, uma iniciativa do Sebrae baseada na metodologia da Fundação Certi, tem demonstrado como o apoio e fomento a inovação pode transformar uma região. O ecossistema concentra seus esforços em quatro eixos prioritários: Cadeia do Agro, Cadeira do Turismo, Logística e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Esses setores foram escolhidos estrategicamente para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

Desde sua implementação em 2021, o ELI Balsas tem desempenhado um papel crucial na introdução do tema da inovação na comunidade local. Suas ações incluem a promoção de eventos, capacitações e a criação de um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras. Em 2023, foi realizado o Balsas Summit, evento que reuniu profissionais renomados na área de inovação de vários estados e lançou a primeira turma de pré-incubação de startups: o Cocreation Lab Balsas.

Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, a expectativa é a melhor possível. “Esse reconhecimento no Prêmio Nacional de Inovação é uma prova da dedicação e paixão das pessoas por trás do ELI Balsas, que têm trabalhado incansavelmente para transformar Balsas em um polo de inovação. Independentemente do resultado final, a presença do ELI Balsas como finalista nessa premiação em dois anos de implementação é uma conquista notável que fortalece o compromisso com a inovação na região”, exalta.

Sobre o prêmio

O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae que reconhece as melhores práticas de inovação do país. Em sua oitava edição teve 3.005 inscritos de todos os estados. Nove ecossistemas de inovação (pequeno, médio e grande porte), oito pesquisadores e 39 empresas foram pré-selecionadas e entraram na reta final.

Além do evento presencial, em São Paulo, a cerimônia terá transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=V5dy1ZQKQ_M

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x