Eleitores e candidatos contam com canais de denúncias para combate a irregularidades no pleito deste ano

Eleitores e candidatos contam com canais de denúncias para combate a irregularidades no pleito deste ano

Eleitores e candidatos contaram com diversos canais de denúncias de irregularidades nas eleições deste ano. Além do aplicativo Pardal, do TSE, onde é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, o Ministério Público do Maranhão disponibilizou um canal da ouvidoria, de 8h às 17h. O objetivo é fortalecer a atuação dos promotores eleitorais e garantir aos cidadãos um espaço para registrar denúncias sobre irregularidades.

CANAIS DE ATENDIMENTO MP

A OAB também deixou equipes de plantão para acompanhar toda a movimentação do pleito e atuar, caso as advogadas e advogados necessitem. Estão de plantão neste domingo as Comissões: – Direito Eleitoral – Acompanhamento de Candidaturas Femininas – Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado da OAB/MA.

CANAIS DE ATENDIMENTO OAB

PRERROGATIVAS – (98) 98802-7578 / (98) 98896-9601 

COMISSÕES – (98) 99105-2873

PARDAL

A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).

É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.  Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

Propaganda na internet

Desde 16 de agosto, quando a campanha teve início oficial, os candidatos puderam comprar espaço nas publicações dos veículos de imprensa e impulsionar conteúdos nas redes sociais até a última sexta-feira (4). Agora, os postulantes aos cargos de prefeito e vereador até podem fazer postagens, mas não estão autorizados a investir dinheiro para que a plataforma distribua mais os conteúdos.

Envio ou encaminhamento de mensagem eleitoral não solicitada, por meio de aplicativos de conversação ainda podem ser denunciados. Clique para registrar um alerta.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x