Empreendedorismo na Páscoa: conheça estratégias para alavancar as vendas e conquistar novos clientes

Empreendedorismo na Páscoa: conheça estratégias para alavancar as vendas e conquistar novos clientes

A época mais doce do ano está chegando, trazendo uma excelente oportunidade para os pequenos negócios aumentarem as vendas com produtos que encantam o paladar dos consumidores, como o tradicional ovo de páscoa. Para os empreendedores, a Páscoa é mais do que uma data comemorativa: ela simboliza um período estratégico para gerar resultados significativos e aumentar os lucros. Com o objetivo de ajudar a impulsionar o crescimento desses negócios, a gerente de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, compartilha dicas de estratégias essenciais para se sobressair no mercado durante essa temporada festiva.

Produtos personalizados

Marina Lavareda destaca que as principais tendências de consumo para a páscoa deste ano são os presentes personalizados e as cestas que combinam chocolates, pelúcias e acessórios. Mini ovos, barras recheadas e chocolates veganos e sem glúten também têm conquistado a preferência dos clientes, que optam, em grande maioria, por consumir esses produtos de pequenos empreendedores devido à qualidade e ao preço justo.

Mas o grande diferencial para alavancar as vendas está em usar a personalização de forma estratégica. Segundo a gerente de Atendimento do Sebrae Maranhão, o empreendedor deve buscar proporcionar experiências únicas aos seus clientes, como ovos de chocolate com nomes, mensagens ou fotos, que despertam emoções e contribuem para a fidelização.

“Outra ideia é criar produtos voltados para públicos específicos, como infantil, romântico ou corporativo, além de temáticas como cestas para chocólatras. Também é importante dar opções de personalização para o cliente, como recheios, embalagens e brindes, permitindo que ele escolha o que mais combina com o presente. Uma dica valiosa é que os produtos personalizados permitem praticar preços mais altos, o que pode aumentar o ticket médio de vendas”, detalhou.

Diversificação de produtos

Se engana quem pensa que os tradicionais ovos de páscoa são os únicos produtos que geram lucro nesse período. Outros segmentos do mercado, como papelaria, moda, decoração e alimentos gourmet, também recebem grande demanda durante a páscoa. Por isso, os pequenos negócios devem investir na ampliação da oferta de produtos para atender a diferentes públicos.

“Além do chocolate, outros segmentos que podem aproveitar a páscoa para vender mais são presentes e papelaria que proporcionam valor agregado aos presentes, como pelúcias, cartões e itens personalizados; a moda com roupas temáticas e pijamas infantis; decoração com itens decorativos para casa e mesas temáticas; alimentos e bebidas com cestas com vinhos, queijos, bolos e produtos gourmet. Esses são apenas alguns exemplos de setores que podem aproveitar bem esse período”, frisou Marina Lavareda.

Promoções e campanhas sazonais 

A páscoa também é uma ótima oportunidade para realizar promoções e campanhas sazonais, que ampliam a visibilidade dos produtos e atraem novos consumidores. As redes sociais são as plataformas ideais para aumentar a divulgação dessas ofertas, por meio de conteúdos criativos, anúncios pagos e ações de interação com o público.

“É uma ótima chance para realizar promoções e campanhas, especialmente porque os produtos artesanais e regionais estão em alta, já que as pessoas valorizam o que é personalizado. Além disso, há uma grande oportunidade de alcançar novos públicos por meio das redes sociais, aproveitando o alcance dessas plataformas”, enfatizou Marina Lavareda.

Atendimento personalizado

Para fidelizar os clientes e garantir a recompra, não basta apenas oferecer um produto de excelência; é essencial que o atendimento seja personalizado, ágil e qualificado. De acordo com a gerente de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, um serviço eficiente e atencioso se torna um diferencial competitivo no mercado, incentivando a geração de experiências positivas e conquistando o consumidor.

“É essencial entender que, nos últimos tempos, os consumidores têm se tornado mais exigentes, e eles tendem a escolher empresas que oferecem um atendimento mais rápido e eficiente. Um bom atendimento não só aumenta as chances de recompra, mas também gera experiências positivas que levam a indicações. Um serviço atencioso pode compensar até preços mais altos e se tornar um diferencial competitivo, já que, embora os produtos possam ser semelhantes, é o atendimento que encanta e conquista o cliente”, afirmou.

Busque o Sebrae

Caso tenha dúvidas sobre como colocar em prática essas dicas, o empreendedor pode procurar o Sebrae, que oferece atendimentos e diversas consultorias que ajudam os pequenos negócios a inovar em seus produtos e se destacar no mercado. Entre os serviços disponibilizados, estão as consultorias para o desenvolvimento de embalagens personalizadas e criativas; conteúdos com dicas para o empreendedor entender melhor o seu nicho de mercado e fazer ofertas mais assertivas; além de orientações sobre como estruturar um preço justo e atrativo ao consumidor.

“Também apresentamos sugestões de estratégias para agregar valor aos produtos, como brindes, mimos, entregas gratuitas, entre outras ações, visando a fidelização dos clientes. E para ampliar a presença digital, temos consultorias focadas em aumentar a visibilidade nas redes sociais, ajudando as empresas a divulgar seus produtos e interagir com o público”, acrescentou Marina Lavareda.

Quem tiver interesse nas soluções oferecidas pelo Sebrae pode procurar as unidades da instituição ou acessar o portal sebrae.com.br para mais informações.

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Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
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