Escolas do Maranhão debatem o futuro sustentável e a educação empreendedora na capital

Escolas do Maranhão debatem o futuro sustentável e a educação empreendedora na capital

Em um mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas, discutir o papel da educação ambiental e sustentável dentro das escolas se torna essencial. A formação de professores e, consequentemente, estudantes conscientes e capazes de propor soluções sustentáveis começa no ambiente escolar, onde o conhecimento e a prática caminham juntos. É nesse contexto que a educação climática ganha força como aliada da educação empreendedora, estimulando o protagonismo, a criatividade e o compromisso com o planeta.

Com o propósito de reforçar a importância da educação ambiental e climática no ambiente escolar, o Sebrae Maranhão promoveu, nesta quinta-feira (23), em São Luís, o Encontro Estadual de Educação Empreendedora e Climática, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae Jaracaty. O evento reuniu professores, gestores e parceiros da rede de ensino com o tema “Educação Empreendedora e Climática: capacitando multiplicadores”, estimulando práticas inovadoras e integradas para o desenvolvimento sustentável.

A palestra magna foi conduzida por Vilena Silva, bióloga, doutora em Biodiversidade e Conservação, mestre em Energia e Ambiente e CEO da startup Compensei, que abordou a necessidade de conectar a sala de aula às discussões globais sobre clima, sustentabilidade e inovação. Para ela, o papel do educador é essencial na formação de uma geração mais consciente e comprometida com o futuro do planeta.

“Hoje falamos um pouco mais sobre a importância da educação climática e empreendedora, para que a gente possa atuar nas escolas multiplicando tantos conceitos importantes e aprendendo a cuidar melhor do nosso planeta. Foi um momento muito valioso, com a participação de professores do ensino fundamental, médio e superior, e estamos fortalecendo esse movimento, essa mudança de cultura voltada ao cuidado com o planeta”, destacou Vilena Silva.

Durante o encontro, educadores compartilharam experiências e reflexões sobre como têm incorporado temas ambientais e empreendedores em suas práticas pedagógicas.

Entre os educadores presentes, a professora Roberta, do Centro EducaMais Menino Jesus de Praga, destacou a relevância do encontro como espaço de troca e aprendizado sobre temas urgentes para a sociedade. “Estou representando a nossa escola e a nossa comunidade, e falar sobre educação empreendedora e climática em um momento como este, em que o mundo enfrenta uma crise climática, é algo muito importante e significativo. Estamos honrados em participar desse evento, que certamente trará frutos maravilhosos, não apenas em nível local, mas também com impactos que podem alcançar o cenário nacional e até mundial”, ressaltou Roberta.

O professor Gleyson Cruz, coordenador do eixo de Gestão de Negócios do IEMA, também ressaltou a importância do evento como espaço de atualização e colaboração entre docentes. “Esses momentos são muito importantes para reforçar e aprimorar os conhecimentos nas áreas de empreendedorismo e educação ambiental, permitindo que a gente se atualize, conheça as práticas que outros colegas desenvolvem em suas unidades e traga essas experiências para a nossa realidade. Quero agradecer ao Sebrae pela parceria, que tem nos dado força e motivação para seguir juntos nessa jornada. Que 2026 venha repleto de novidades e oportunidades para continuarmos atuando com ainda mais intensidade na educação ambiental e empreendedora”, destacou Gleyson Cruz.

Alcance das iniciativas – O evento integra o conjunto de ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae há 11 anos, com o objetivo de despertar o potencial empreendedor de alunos, professores e gestores escolares e transformá-los em protagonistas da mudança. O programa abrange desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, com soluções como JEPP – Jovem Empreendedor Primeiros Passos, Despertar, Oficinas de Empreendedorismo, Ideathon, Game Experience e o Desafio Liga Jovem. Desde o início do programa no estado, o impacto tem sido expressivo: o número de professores atendidos saltou de 53, em 2014, para 7.643 em 2023, e o de alunos, de 1.807 para 91.738 no mesmo período.

Outra iniciativa de destaque é o ALI Educação Empreendedora (Agente Local de Inovação), que está em seu segundo ciclo (2025/2026). No primeiro ciclo (2023/2024), o programa atendeu aproximadamente 20 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais. Atualmente, 60 escolas estão sendo acompanhadas com ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação educacional.

Para Rosanira Leite, gestora do programa de Educação Empreendedora do Sebrae em São Luís, os números demonstram o avanço da política educacional voltada para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cultura empreendedora nas escolas. “Esses resultados refletem o comprometimento dos nossos educadores e parceiros em transformar o ambiente escolar em um espaço de inovação, protagonismo e consciência sustentável. Cada professor capacitado se torna um multiplicador de conhecimento e atitude, ajudando a formar uma nova geração de jovens empreendedores e cidadãos mais engajados com o futuro do planeta. O Sebrae tem atuado de forma contínua para ampliar esse alcance e fortalecer ainda mais essa rede de transformação”, afirmou Rosanira Leite.

Encerrando o encontro, Paula Waldira, gerente da Unidade do Sebrae em São Luís, destacou que o trabalho realizado com os educadores é fundamental para consolidar uma nova forma de ensinar e aprender, que conecta empreendedorismo, inovação e consciência ambiental. “A educação é o ponto de partida para todas as transformações. Quando conseguimos integrar o empreendedorismo e a sustentabilidade ao cotidiano escolar, estamos contribuindo para formar cidadãos mais criativos, críticos e comprometidos com o futuro. O Sebrae acredita no poder da educação como agente de mudança e seguirá fortalecendo parcerias que inspirem novas práticas pedagógicas e transformem realidades em todo o Maranhão”, finalizou Paula Waldira.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x