Exposição sobre cultura indígena será aberta nesta quinta-feira

Exposição sobre cultura indígena será aberta nesta quinta-feira

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, em parceria com a Casa de Nhozinho e Biblioteca Pública Benedito Leite, realiza a exposição fotográfica “Cultura Indígena: um olhar e várias leituras”, que será aberta nesta quinta-feira, 24, às 16h, na Biblioteca Pública.

A exposição tem curadoria de Sebastião Cardoso e é composta por acervo fotográfico da Biblioteca Roldão Lima, fotografias de Márcio Vasconcelos, artefatos da Casa de Nhozinho e acervo bibliográfico da Biblioteca Pública Benedito Leite.

A mostra contém 8 fotos em preto e branco, medindo 1mx63cm frente e verso, do fotógrafo Márcio Vasconcelos, que hoje fazem parte do acervo da Biblioteca Roldão Lima; outras 12 peças são do acervo Casa de Nhozinho, que integram a exposição indígena do seu circuito. As fotografias de Márcio Vasconcelos retratam a festa do moqueado ou menina moça; alguns elementos indígenas que compõe o circuito da casa de Nhozinho, também são relacionados à festa da menina moça.

Quase quatro séculos após o primeiro contato com a sociedade envolvente, os Tenetehara mantêm viva a Festa do Moqueado, ou Festa da Menina-moça, como hoje é mais conhecida Wiroohaw, em tupi. Um rito de passagem entre a puberdade e a vida adulta.

Um processo de transição que a primeira menstruação inaugura e, em sua formalidade, revela às adolescentes as contingências da realidade humana, na qual certezas transformam-se em busca permanente.

Na Festa do Moqueado da Aldeia Lagoa Quieta, realizada em 2008 no município maranhense de Amarante, 12 meninas foram apresentadas à maturidade.  A festa, no entanto, ultrapassou a experiência de meninas transformadas em moças – envolveu toda a comunidade num vislumbre de suas expectativas de futuro.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x