Governo do Maranhão vai distribuir 1,8 milhão de litros de leite em parceria com o Governo Federal

Governo do Maranhão vai distribuir 1,8 milhão de litros de leite em parceria com o Governo Federal

O Governo do Maranhão vai distribuir 1,8 milhão de litros de leite para famílias em situação de vulnerabilidade até o fim de 2023. A distribuição será feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Leite em parceria com o Governo Federal. Nesta terça-feira (27), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, foi realizado o lançamento do programa e a assinatura do Termo de Cooperação e Adesão com os 51 municípios que serão beneficiados.

Nesta primeira etapa do programa serão beneficiadas mais de 10.500 famílias. Durante a solenidade o governador Carlos Brandão informou que o Governo do Estado já está iniciando as tratativas para que mais municípios sejam atendidos em uma segunda etapa do programa.

“Vamos distribuir 1,8 milhão de litros de leite para garantir a segurança alimentar das crianças do nosso estado para que elas tenham um bom desenvolvimento. Vamos atender inicialmente 51 municípios onde já existe uma estrutura consolidada de produção de leite, mas a partir de amanhã já iremos dialogar com o Governo Federal para levar este programa para mais municípios em uma segunda etapa do PAA Leite”, garantiu o governador Carlos Brandão.

O PAA Leite tem como objetivo contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição gratuita de leite de vaca e de cabra, além de incentivar a produção pelos agricultores familiares para fortalecer o setor produtivo local, segundo explicou Elenita Correia da Silva, coordenadora Nacional do PAA Leite no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“O PAA Leite foi reestruturado a partir deste ano e a meta do Governo Federal é reforçar a execução do programa em 2023 junto aos estados por meio dos convênios. Este é um programa muito importante para garantir a sustentabilidade dos pequenos produtores, garantindo renda e incentivando a economia local nas cidades, além de garantir alimento de qualidade para as famílias vulneráveis”, afirmou Elenita Correia da Silva.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, garantiu que os recursos federais e estaduais para a compra do leite já estão assegurados. “Já conseguimos o recurso necessário para o ano todo. Por isso, hoje, estamos reunindo os prefeitos e técnicos das prefeituras que irão operacionalizar esse programa para realizar o lançamento programa e uma oficina sobre as novas ferramentas desenvolvidas pelo Governo Federal para o acompanhamento do programa”, disse.

No Maranhão, 251 pequenos produtores de leite serão beneficiados com a compra pelo Governo do Estado. O leite adquirido será distribuído pelas prefeituras às famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de 369 entidades e associações que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social. Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, o PAA Leite vai fortalecer as ações de combate à fome nos municípios, além de fortalecer a cadeia produtiva das bacias leiteiras do estado.

“Este programa é muito importante, tendo em vista os milhares de famílias que temos inscritas no CadÚnico no Maranhão. Com isso vamos garantir a segurança alimentar e nutricional no nosso estado. E, claro, o programa também fomenta a economia e incentiva a cadeia produtiva do leite à medida que compra das pequenas cooperativas de laticínios”, comentou.

O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, ressaltou que o programa é muito importante para o município que sofreu com as cheias causadas pelas chuvas nos primeiros meses de 2023. “É muito importante para a gente saber que as famílias cadastradas no CadÚnico poderão contar com mais esse benefício. Trizidela do Vale foi muito afetada com as cheias, o comércio foi diretamente atingido, muitas famílias sofreram, então, este programa será de grande importância”, avaliou.

Erik Silva, prefeito de Balsas, informou que o PAA Leite vai fortalecer as políticas já realizadas pelo município para garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável. “A Prefeitura de Balsas já tem programas importantes para a segurança alimentar e o PAA Leite vem para somar a esses esforços de combate à fome da população mais carente”, disse.

Além do lançamento do programa e da assinatura do Termo de Adesão ao PAA Leite entre o Governo do Maranhão e as Prefeituras, foram discutidas as capacitações aos agentes públicos municipais para operacionalizar o programa no município.

Participaram da solenidade a deputada Ana do Gás, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; Gizeli Morais, coordenadora Estadual do PAA Leite, no Ceará; Antônio Aquino, representando os pequenos produtores que serão beneficiados com as compras do PAA Leite; Jean Marie Van Dame; presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CONSEA); além de prefeitos, secretários municiais e técnicos das 51 cidades beneficiadas.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x