Inscrições para Olimpíada Maranhense de Foguetes vão até o dia 13 de agosto

Inscrições para Olimpíada Maranhense de Foguetes vão até o dia 13 de agosto

A Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG) está com as inscrições abertas até o dia 13 de agosto. A competição chega a sua 3ª edição e está marcada para acontecer nos dias 21 e 22 deste mês, na área gramada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Poderão participar os alunos do Nível 3 (do 6ª ao 9ª ano) e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o estado. As inscrições podem ser feitas neste link: https://www.omafog.iema.ma.gov.br/

Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. As peças são feitas de garrafas-pet, e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental).

Além dos prêmios, como troféus e medalhas, o evento disponibilizará três vagas para acompanhar a Jornada de Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A olimpíada é promovida pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para o coordenador da OMAFOG e professor do Instituto, Jorge Irineu, a competição é uma forma de colocar em prática aquilo que os alunos aprendem em sala de aula. “Eles têm que entender diversos conceitos de química, física e matemática para que o foguete tenha uma boa aerodinâmica”, explicou.

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, o evento tem o poder de revelar talentos. “O resultado que os estudantes têm mostrado na área da ciência é mais uma prova do sucesso da nossa instituição, que não teria acontecido sem o grande investimento do Governo do Estado. As portas que se abrem em competições como a OMAFOG podem ser decisivas para o futuro dos alunos”, afirmou.

A competição

No dia 21, haverá a competição do Ensino Médio. São 100 vagas disponíveis para equipes, que deverão ser formadas por até 3 alunos e um professor orientador. Já no dia 22, acontecerá a disputa de alunos do Nível 3, com vagas para 50 equipes.

Na competição dos estudantes do Ensino Médio, o combustível do foguete é uma combinação de vinagre com bicarbonato de sódio. Quando os dois ingredientes entram em contato, uma reação química acontece, e faz com que o foguete seja impulsionado. Já na do Ensino Fundamental, a base é de água e se utiliza uma bomba de bicicleta. Desta forma, a garrafa enche e a pressão faz com que ela seja lançada.

3ª OMAFOG

A OMAFOG é realizada anualmente pelo IEMA. É inspirada nas competições nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem as regras em consonância com as normas da XVII edição da MOBFOG.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x