Junho de 2023 registra o maior número de desembarques para o período desde 2013

Junho de 2023 registra o maior número de desembarques para o período desde 2013

O Governo do Maranhão tem desenvolvido ações constantes para o desenvolvimento do turismo no estado. O resultado deste trabalho tem sido observado ano a ano com o aumento do número de turistas que vem conhecer as belezas culturais, naturais e arquitetônicas maranhenses. E uma pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão mostrou que em junho deste ano o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, recebeu o maior número de desembarques desde 2013. O São João do Maranhão é o grande atrativo turístico do período.

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Segundo a pesquisa, junho de 2023 registrou 77.330 mil desembarques no Aeroporto de São Luís. Este é o maior número de desembarques desde 2013. O total de desembarques em junho de 2023 representa um aumento de 39% em relação a junho de 2022, quando 55.000 passageiros desembarcaram na capital maranhense.

O aumento registrado em junho de 2023 também é 9% superior ao mesmo período de 2019, que teve 70 mil desembarques em São Luís. Somados os dados de embarques e desembarques, São Luís registrou uma movimentação de 149.562 mil passageiros.

A secretária de Estado do Turismo destacou os dados da pesquisa. “A pesquisa mostra que o nível de satisfação do turista que veio ao Maranhão no período junino é muito alto e que 94% deles pretendem voltar. Pesquisas como estas realizadas pelo Observatório do Turismo são muito importantes para que a gente possa conhecer o perfil do turista que vem ao nosso estado e assim, poder direcionar de forma mais eficaz a nossas políticas públicas. O turismo também é desenvolvimento econômico e valorização cultural e está em crescimento no Maranhão”, afirmou.

No mês de junho, a agente de turismo do Paraná, Gisele Roth, trouxe um grupo de turistas especialmente para conhecer o São João do Maranhão. O grupo visitou o estado entre 20 e 25 de junho. “A gente já tinha vontade de trazer os grupos aqui para o Maranhão para conhecer o São João e fomos surpreendidos de uma maneira muito positiva. A gente não tinha noção da imensidão da festa que é feita aqui. Nas nossas redes sociais muita gente respondeu perguntando se faremos uma nova caravana em 2024. Com certeza vamos voltar e trazendo mais pessoas “, afirmou.

Maranhão
Os desembarques totais no Maranhão em junho de 2023, somados os aeroportos das cidades de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, somaram 85.101 mil visitantes. Ainda segundo a pesquisa, 81,42% dos visitantes no período junino vieram ao estado para lazer.

Foi o caso do casal Leonardo Oliveira, 36 anos, e Priscila Medeiros, 33 anos, da cidade de Niterói (RJ). “Toda a cultura do Maranhão é muito rica e a comida é muito gostosa. Viemos em um período de muita festa e aproveitamos também para conhecer o São João”, disse Leonardo Oliveira. O casal esteva em São Luís entre 8 e 13 de junho.

Além de São Luís, os turistas aproveitaram para visitar as cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Alcântara, Carolina, Tutóia e Raposa.

Essa procura fez com que a rede hoteleira também registrasse altos índices de ocupação. Em São Luís, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação no mês de junho foi de 80,84%. Já dados da Secretaria de Estado do Turismo mostram ocupação de 80,71% na rede hoteleira de Barreirinhas e 56,13% na rede hoteleira de Carolina.

Os dados do Observatório do Turismo do Maranhão referentes a junho de 2023 também demonstram a retomada do turismo maranhense após o período da pandemia de Covid-19, que levou a uma retração no número de viagens nos anos de 2020 e 2021.

Incentivo ao turismo
Para incentivar o turismo e divulgar o Maranhão nos principais mercados emissores de turistas o Governo do Estado desenvolve diversas de ações nas principais feiras nacionais e internacionais, apresentando os roteiros turísticos do estado para os operadores do turismo e agentes de viagens, além do público em geral que visita as feiras, mostrando as belezas naturais, diversidade cultural, gastronomia entre outros atrativos.

No mês de junho o principal atrativo turístico é o São João, que foi divulgado por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Cultura (Secma).

O resultado deste trabalho é que, de acordo com dados do Observatório do Turismo do Maranhão, 94% dos turistas pretendem retornar ao estado durante as festas juninas.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x