Lei Maria da Penha completa 17 anos como marco na proteção de mulheres

Lei Maria da Penha completa 17 anos como marco na proteção de mulheres

A Lei Maria da Penha completou 17 anos nesta segunda-feira (7). Sancionada pelo presidente Lula, em 2016,  a lei é um marco na luta pela defesa das mulheres. Com ela, foram alcançados avanços e mais segurança para as mulheres de todo o Brasil.

O dispositivo de proteção às mulheres foi criado em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes que ficou paraplégica após ser baleada pelo companheiro, em 1983. Só em 2002, 19 anos após o crime, Marco Antonio Heredia Viveiros foi condenado e preso pelo crime.

Desde então, Maria da Penha se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres. A lei inspirada na história dela entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2006 e tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A lei prevê que as medidas protetivas de urgência sejam concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, celebrou a data, nas redes sociais.

“Há 17 anos, o presidente Lula sancionava a Lei nº 11.340, a Maria da Penha. No Maranhão, já implantamos 19 Patrulhas Maria da Penha, unidades especializadas em crimes contra mulheres, e seguiremos avançando na defesa das maranhenses”, disse.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x