Lula tem reunião hoje para decidir sobre futuro de Juscelino Filho em Ministério
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta segunda-feira (6) com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho ( União ), para discutir as denúncias feitas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” sobre mal uso da máquina pública onde Filho é suspeito de ter viajado com dinheiro público para resolver questões pessoais em São Paulo, em janeiro deste ano.
“O Estado de S. Paulo” afirma que Juscelino foi para São Paulo com dinheiro do governo, mas cumpriu agenda que era predominantemente de assuntos pessoais.
Na reportagem, três dos quatro dias de viagem do ministro foi usado em atividades ligadas a seus cavalos de raça, além de participações de leilões.
Na quinta-feira, 2 de março, Lula cobrou “explicações” de Juscelino Filho. Mas, o ministro estava em viagem oficial.
“Eu tentei esta semana conversar com o Juscelino. O ministro Juscelino está viajando, está no exterior, a serviço do ministério, discutindo em um encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa [da Casa Civil] convocar ele para segunda-feira a gente ter uma conversa, porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas se ele não conseguir provar a sua inocência, ele não pode ficar no governo”, afirmou o presidente.
Juscelino Filho é do União Brasil, porém o partido que não compôs a chapa eleitoral de Lula e ainda assim conta com três ministros no governo. O União Brasil se posiciona “independente” em suas votações do Congresso, o que deixa base política do governo desconfiada.