Mais de 25 mil devotos amanhecem na Capela de São Pedro e mantém tradição de oito décadas

Mantendo a tradição de mais de 80 anos, mais de 25 mil pessoas amanheceram na Capela de São Pedro, em São Luís, no domingo (29), de acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O grande público celebrou o santo padroeiro dos pescadores. A festa no largo da capela, no bairro Madre Deus, começou ainda na noite do dia 28, seguiu por toda a madrugada.
Ao som de matracas, pandeirões e outros instrumentos, grupos folclóricos do Maranhão prestaram reverência ao santo com uma parada na Casa das Minas, localizada na Rua de São Pantaleão, no Centro de São Luís. Depois seguiram em cortejo até a Capela de São Pedro, arrastando milhares de pessoas que foram conferir a festa que é uma das mais tradicionais do período junino e, por isso, faz parte da programação oficial do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão.
Por meio das redes sociais o governador Carlos Brandão destacou a importância da festa, “O tradicional Encontro de Bois na Capela de São Pedro é expressão viva da fé, da ancestralidade e da riqueza cultural do nosso povo. Mais uma vez, milhares de maranhenses celebraram juntos esse momento de devoção e alegria. Viva São Pedro”, ressaltou.
E ao longo de toda a madrugada e manhã do dia 29 grupos tradicionais como os bumba-meu-boi da Maioba, Maracanã, Santa Fé, além de grupos de tambor de crioula passaram pelo entorno da Capela de São Pedro, Casa das Minas e Casa de Nagô para agradecer ao santo por mais um ano de festejo junino.
Pagamento de promessa
Se para o público em geral o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro é o culminar de um mês de festa e folclore, para os brincantes dos grupos juninos, a festa é um momento de agradecimento por mais uma temporada de festividades.
“É muita emoção estar na Capela de São Pedro. O São João é uma promessa que eu pago todos os anos com muito prazer”, disse a brincante do Bumba Meu Boi Brilho de Central do Maranhão, Domingas da Silva.
Rafael Lima, organizador de bumba meu boi disse que o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro é um momento de resgate da fé. “Não apenas da fé ao santo católico que é São Pedro, mas principalmente da fé que cada um carrega dentro de si. Essa promessa é renovada a cada ano, agregando cada vez mais pessoas para manter esta tradição”, comentou.
Turistas
Como ocorre todos os anos, além do público ludovicense e maranhenses de outros municípios do estado, o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro atraiu turistas de todo o Brasil como Estefânia Arraias, de Teresina (PI). “Este é o meu primeiro São João aqui no Maranhão e eu estou adorando. Está sendo uma experiência incrível. Vim conhecer a Capela de São Pedro e aprendi até a tocar matraca”, disse.
Caio Oliveira, turista de Salvador (BA), disse que foi uma emoção imensa estar na Capela de São Pedro. “A gente lá da Bahia se irmana com o Maranhão, pois mesmo sendo estados bem diferentes, é muito próximo. É uma tradição que puxa as nossas raízes de brasileiro. É uma honra enorme vivenciar isso tudo”, comentou.
Maranhenses
O público maranhense, acostumado há mais de 80 anos de tradição, também não perdeu a festa. “O São João do Maranhão tem uma representatividade muito grande. Nossa cultura é muito rica e a gente precisa valorizar isso. Todos os anos eu venho para a Capela de São Pedro e é sempre um momento muito incrível, cheio de muita esperança e muita fé”, afirmou o fotógrafo Leanderson Guerra.
O administrador Valdiner Rocha também falou da experiência de vivenciar o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro. “Eu nasci dia 23 de junho, véspera de São João. Então, como maranhense eu nasci no meio dessa festa. É uma emoção inexplicável. Além da cultura, tem muita emoção, muita fé e muito amor”, contou.
Para garantir a tranquilidade de brincantes e da população o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), destacou policiais militares, que fizeram cinturão com barreiras e revistas na região da capela para coibir ações criminosos.
A programação do Maior São João do Mundo segue na segunda-feira (30) quando será celebrado o último dos santos juninos, São Marçal, com o tradicional encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo, em São Luís.
Já o tradicional Arraial do Ipem segue até o dia 13 de julho, na Avenida A do bairro Calhau, com programação variada.