Maranhão apresenta sinal de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Maranhão apresenta sinal de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O Maranhão está entre as 19 das 27 unidades federativas que apresentam sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo, últimas 6 semanas até o dia 15 de abril. As informações constam no Boletim InfoGripe da Fiocruz.

Em nove dos estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) foi observado o crescimento em diversas das faixas etárias analisadas. Nas crianças, o aumento se mantém, fundamentalmente, associado ao vírus sincicial respiratório. Na população adulta, o crescimento é majoritariamente em função da Covid-19, embora também o estudo tenha observado ocorrências associadas aos vírus influenza A e B em diversos desses estados.

No Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte,  Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins, o sinal de crescimento está concentrado fundamentalmente nas crianças.

Diante desse quadro, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, reforça a importância de adesão às campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe, no interior e também nas capitais. A análise da Fiocruz mostrou que 17 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento. São Luís está na lista, assim como Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), além do plano piloto e arredores de Brasília (DF).

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x