Maranhão encerra segunda rodada de plenárias do PPA Participativo
A segunda rodada das plenárias estaduais do orçamento participativo terminou neste fim de semana após a reunião, na capital maranhense. Ao longo da semana passada, os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, passaram pelo Rio Grande do Norte Piauí e Ceará.
O Plano Plurianual Participativo é uma iniciativa do Governo Federal para permitir que a sociedade civil participe das decisões sobre as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos. A primeira rodada foi realizada nos estados da Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco e a próxima será entre os dias 1 e 3 de junho nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Acre.
Em paralelo, até o dia 10 de julho, estará ativa na internet a plataforma Brasil Participativo , onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três dos 88 programas listados pelo Governo Federal, além de apresentar propostas próprias e votar em outras apresentadas pela população. O endereço é brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
Durante a plenária no Maranhão, o ministro Márcio Macedo destacou maneiras de propostas coletivas chegarem serem inseridas na plataforma e deu um balanço parcial do Brasil Participativo.
“Nós já batemos 91 mil pessoas em uma semana que participaram já tem mais de 1.500 propostas organizadas e uma novidade que vocês podem disponibilizar em tempo real nas suas redes sociais fazer campanha. Mas vocês que são das organizações sociais do país vocês são deputados estaduais e federais podem fazer as suas plenárias territoriais discutam coisa proposta e coloque na plataforma digital do Brasil participativo”.
O evento contou ainda com as presenças do governador Carlos Brandão (PSB), dos ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB); da Secretaria Geral da Presidência da República; Márcio Macêdo; das Comunicações, Juscelino Filho, além da senadora Eliziane Gama (PSD), dos deputados federais Duarte Junior (PSB) e Márcio Jerry (PCdoB); dos deputados estaduais Roberto Costa (MDB), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB) e Ricardo Arruda (MDB); do presidente da Federação dos Municípios do Estado (Famem), Ivo Rezende; do reitor da Ufma, Natalino Salgado, entre outras autoridades.
Roberto Costa, que no evento representou a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância do PPA Participativo.
“Importante instrumento de planejamento a médio prazo, a fim de definir as prioridades e diretrizes da gestão pública, possibilitando a elaboração de leis orçamentárias que levem em consideração o que é dito pela população”, afirmou.
O deputado Rodrigo Lago também defendeu a estratégia.
“Valoriza a participação popular na elaboração de uma peça importantíssima, uma lei que vai reger o país pelos próximos quatro anos, mostrando que no governo Lula o povo pode indicar suas prioridades e que tem participação nas decisões que serão tomadas”, disse.