Maranhão encerra segunda rodada de plenárias do PPA Participativo

Maranhão encerra segunda rodada de plenárias do PPA Participativo

A segunda rodada das plenárias estaduais do orçamento participativo terminou neste fim de semana após a reunião, na capital maranhense. Ao longo da semana passada, os ministros do Planejamento e Orçamento,  Simone Tebet  e da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, passaram pelo Rio Grande do Norte Piauí e Ceará.

O Plano Plurianual Participativo é uma iniciativa do Governo Federal para permitir que a sociedade civil participe das decisões sobre as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos. A primeira rodada foi realizada nos estados da Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco e a próxima será  entre os dias 1 e 3 de junho nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Acre.

Em paralelo, até o dia 10 de julho, estará ativa na internet a plataforma Brasil Participativo , onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três dos 88 programas listados pelo Governo Federal, além de apresentar propostas próprias e votar em outras apresentadas pela população.  O endereço é brasilparticipativo.presidencia.gov.br.

Durante a plenária no Maranhão, o ministro Márcio Macedo destacou maneiras de propostas coletivas chegarem serem inseridas na plataforma e deu um balanço parcial do Brasil Participativo.

“Nós já batemos 91 mil pessoas em uma semana que participaram já tem mais de 1.500 propostas organizadas e uma novidade que vocês podem disponibilizar em tempo real nas suas redes sociais fazer campanha. Mas vocês que são das organizações sociais do país vocês são deputados estaduais e federais podem fazer as suas plenárias territoriais discutam coisa proposta e coloque na plataforma digital do Brasil participativo”.

O evento contou ainda com as presenças do governador Carlos Brandão (PSB), dos ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB); da Secretaria Geral da Presidência da República; Márcio Macêdo; das Comunicações, Juscelino Filho, além da senadora Eliziane Gama (PSD), dos deputados federais Duarte Junior (PSB) e Márcio Jerry (PCdoB); dos deputados estaduais Roberto Costa (MDB), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB) e Ricardo Arruda (MDB); do presidente da Federação dos Municípios do Estado (Famem), Ivo Rezende; do reitor da Ufma, Natalino Salgado, entre outras autoridades.

Roberto Costa, que no evento representou a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância do PPA Participativo.

“Importante instrumento de planejamento a médio prazo, a fim de definir as prioridades e diretrizes da gestão pública, possibilitando a elaboração de leis orçamentárias que levem em consideração o que é dito pela população”, afirmou.

O deputado Rodrigo Lago também defendeu a estratégia.

“Valoriza a participação popular na elaboração de uma peça importantíssima, uma lei que vai reger o país pelos próximos quatro anos, mostrando que no governo Lula o povo pode indicar suas prioridades e que tem participação nas decisões que serão tomadas”, disse.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x