Maranhão recebe 5ª edição da Caravana Federativa

Maranhão recebe 5ª edição da Caravana Federativa

Está marcado para acontecer nesta quinta (23) e sexta-feira (24), em São Luís, a 5ª edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos debaterão com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas iniciativas que visam alavancar o desenvolvimento do estado. A ação acontece no Ceprama, em São Luís.

Com passagens pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, a Caravana é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e desempenha um papel considerado crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A Caravana havia sido anunciada pelo governador Carlos Brandão no final de outubro, após diálogo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o secretário de Relações Institucionais, André Ceciliano, em Brasília. O evento conta também com a realização parceira da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

A comitiva do governo, composta por representantes de vários ministérios, autarquias e bancos públicos, oferece assistência na elaboração de projetos, obtenção de recursos e solução de problemas processuais. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais. Nesta quinta (23), os atendimentos acontecem das 9h às 18h; já no segundo dia, das 9h às 14h.

Ainda no primeiro dia, às 15h, acontece a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de ministros e diversas autoridades. Antes, às 14h30, será realizada uma coletiva de imprensa.

Painéis

No Maranhão, a Caravana Federativa contará com programação ampla, incluindo painéis como o do Ministério da Igualdade Racial com o tema “Sistema Nacional de Promoção de Igualdade e Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros”, que ocorrerá no primeiro dia do evento, 23 de novembro.

No dia 24, haverá dois painéis com bancos públicos. O primeiro será realizado pela Caixa: “Soluções CAIXA para estados e municípios com foco na contratação OGU”. O segundo, do Banco do Brasil, tem como tema “Crédito setor público”.

A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros, além de dar esse auxílio aos prefeitos para resolver as principais demandas da sua cidade.

Programação

Primeiro dia (23 de novembro, quinta-feira)
– 9h às 18h – Atendimento.
– 10h30 às 11h – Apresentação cultural.
– 11h às 12h – Painel do Ministério de Igualdade Racial: Sistema Nacional de Promoção de Igualdade e Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros.
– 15h – Solenidade oficial com a presença de ministros e outras autoridades.

Segundo dia (24 de novembro, sexta-feira)
– 9h às 14h – Atendimento.
– 10h30 às 11h30 – Painel da Caixa Econômica: Soluções CAIXA para Estados e Municípios com foco na Contratação OGU.
– 11h30 às 12h – Painel do Ministério de Minas e Energia (Serviço Geológico do Brasil) – Área de risco geológico e mineração.
– 14h às 14h30 – Painel do Banco do Brasil: Crédito Setor Público.
– 14h30 – Solenidade de encerramento.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x