Maranhão recebe intercambistas de três países para encontro internacional sobre igualdade racial

Maranhão recebe intercambistas de três países para encontro internacional sobre igualdade racial

Diferentes línguas e costumes tomaram conta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta segunda-feira (24). O auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), em São Luís, foi palco da abertura oficial do encontro internacional do Programa Caminhos Amefricanos, que reuniu intercambistas do Peru, Angola e República Dominicana. A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae, estimula o debate de políticas públicas de igualdade racial, criando um espaço de aprendizado mútuo entre instituições brasileiras e estrangeiras.

A programação do evento teve início ao ritmo de berimbaus e atabaques, que deram o tom a uma apresentação cultural de capoeira que embalou os visitantes estrangeiros. Em seguida, houve um ato solene de recepção dos intercambistas com a presença de representantes da UFMA, do Ministério da Igualdade Racial e do Sebrae, marcando o início da vivência internacional no estado.

O estudante peruano Mijael Ventura contou como está sendo sua experiência no programa. “Não é só um encontro acadêmico, mas também uma oportunidade de conhecer outras realidades e conviver com pessoas que têm vivências diferentes. Conversar com os locais, entender um pouco do dia a dia deles e trocar experiências tem sido algo muito especial”, disse Ventura.

Para Marta Lucas, da Angola, a iniciativa contribui para promover a integração racial entre diferentes nações. “É a primeira vez que participamos de um intercâmbio, e eu estou com grandes expectativas. Este é um projeto importante, que nos dá a oportunidade de discutir questões raciais e mostrar que diferentes países podem estar unidos e falar a mesma linguagem, independentemente da tonalidade da pele”, afirmou Lucas.

Caminhos Amefricanos

O Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Sebrae Nacional, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), Universidade Agostinho Neto (Angola) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO (República Dominicana). No Maranhão, a iniciativa também conta com a colaboração da UFMA.

Kátia Regis, professora da UFMA e coordenadora-geral de Justiça Racial e Combate ao Racismo do MIR, destacou o rico intercâmbio cultural e acadêmico que o Caminhos Amefricanos proporciona aos participantes.

“Por meio do programa levamos estudantes de licenciatura e docentes da educação básica de países parceiros para vivenciarem eventos acadêmicos, visitas a escolas e locais históricos. Também recebemos integrantes desses países, para que possam conhecer, de forma coletiva, a história da população afro-brasileira, suas lutas, conquistas e desafios”, ressaltou Regis.

Eraldo Ricardo, gerente adjunto de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, explica que a instituição tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora entre os alunos e professores estrangeiros, incorporando a cultura africana e latina em sala de aula.

“Por isso, criamos uma plataforma Escalada específica para os participantes do programa, entendendo que o empreendedorismo é um comportamento. Mesmo atuando como professores, acreditamos que esse comportamento pode ser trabalhado de forma transversal, no momento em que transmitem conteúdo para seus alunos e alunas”, acrescentou.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a iniciativa reafirma o papel da entidade como agente articulador. “Este encontro representa um marco importante para o Maranhão e para a estratégia de atuação do Sebrae. O Caminhos Amefricanos evidencia uma agenda que, para nós, é prioritária: integrar políticas de educação empreendedora com ações de inclusão produtiva, fortalecimento territorial e valorização da diversidade que compõem nossa identidade enquanto sociedade”, finalizou Borralho.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x