MEI’s, micros e pequenas empresas terão capacitação do Sebrae na Expoema 2023

MEI’s, micros e pequenas empresas terão capacitação do Sebrae na Expoema 2023

O Sebrae, parceiro da Expoema, que é considerada a mais abrangente exposição dedicada à produção de conteúdos voltados à Agropecuária do Maranhão, faz jus à grandiosidade do evento. A instituição elaborou uma programação técnica ampla e variada, voltada aos microempreendedores individuais (MEI’s), além de donos de Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP). A abertura da 63ª edição da Expoema acontece neste domingo, no Parque Independência, em São Luís.

 

Este público receberá 15 cursos, sendo sete de pilotagem de drone para uso em propriedades rurais, e dois de silagem. Serão oferecidas capacitações, também, de doma racional, casqueamento de equinos e muares, derivados de leite, manejo alimentar de bovinocultura de corte, cerca elétrica e operação e manutenção de tratores agrícolas. Ainda, o stand terá uma área para as vitrines tecnológicas sobre irrigação e hidroponia; e, tendas que abrigarão criadores de caprinos e ovinos.

 

Pilotagem de drone na lavoura terá um volume maior de cursos por ser uma solução moderna e eficaz, de destaque no mercado curricular, quando o assunto é agricultura de alta precisão. Os drones no campo podem oferecer segurança, facilidade de operação, eficácia, eficiência, capacidade de detecção de obstáculos em diferentes tipos de terreno. Além da pulverização, os equipamentos podem ajudar ainda a delimitar áreas, fazer mapeamentos e identificar falhas na lavoura e pragas.

 

A coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Larissa Leite, garantiu que o stand é um local de troca de experiências e conhecimento. “Teremos ainda consultorias técnicas e gestão de propriedades no nosso stand da Expoema 2023. O evento é uma oportunidade de promoção e divulgação de projetos e iniciativas desenvolvidos por todo o Maranhão, como o ‘Agronordeste’, ‘Produzir Brasil’, ‘ALI Rural’, e outros do segmento do turismo. O nosso espaço na Expoema é mais um canal de informações tecnológicas ao público desses projetos. Há ainda possíveis situações de cases, quando os produtores apresentam seus produtos”, informou Larissa, ao acrescentar que toda a programação técnica é fruto de uma parceria do Sebrae com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

 

ALI Rural

 

O ALI Rural é um programa desenvolvido pelo Sebrae, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável de áreas rurais através do fomento ao empreendedorismo e inovação. É direcionado aos empreendedores rurais, agricultores familiares e produtores rurais que desejam expandir seus negócios e torná-los mais competitivos no mercado. O ALI Rural oferece capacitação, consultoria especializada, acesso a tecnologias e a oportunidade de participação em feiras e eventos de negócios.

 

Programa Produzir Brasil

Já o Programa Produzir Brasil (PPB) adota como estratégia a criação de um ambiente favorável para estimular a produção e produtividade das propriedades localizadas em áreas de assentamento do Incra. O Programa é uma iniciativa estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Sebrae no Maranhão, Incra e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

 

Agro Nordeste

 

O AgroNordeste é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo o Sebrae e demais parceiros como executores nos estados para capacitar os pequenos e médios produtores rurais, no sentido de torná-los empreendedores. De 2019 a 2022, foram realizadas 407.558 horas de consultoria, 1.512 capacitações, 418 ações de acesso a mercado e 5.335 soluções de inovação, tecnologia e sustentabilidade em 698 municípios atendidos nos nove estados do Nordeste.

 

Consultorias técnicas

 

No stand do Sebrae, ficarão três consultores disponíveis ao público. A finalidade será tirar dúvidas técnicas para os principais segmentos desenvolvidos pelo Sebrae, como hortifruti, cultura, ovino, caprino, piscicultura, e o agronegócio de forma geral. “As orientações também estarão voltadas para a parte de gestão de propriedades”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Larissa Leite.

 

 

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x