Ministro Edson Fachin é confirmado em encontro nacional sobre população de rua em São Luís

Ministro Edson Fachin é confirmado em encontro nacional sobre população de rua em São Luís

O Comitê Nacional Pop Rua Jud realizará o II Encontro Nacional Pop Rua Jud, no período de 13 a 15 de agosto de 2025, em São Luís (MA). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento debaterá o tema Justiça Emancipatória e Liberdades Substitutivas.

A abertura contará com a presença do ministro Luiz Edson Fachin (vice-presidente do Supremo Tribunal Federal) e aula magna doministro Reynaldo Soares da Fonseca (Superior Tribunal de Justiça), na Fundação da Memória Republicana, na Rua da Palma, n.º 502, Desterro.

O Encontro destina-se a juízas, juízes, servidoras, servidores e demais membros do sistema de justiça, órgãos públicos, academia, sociedade civil organizada, como movimentos sociais e organizações sociais envolvidas com o atendimento dessa população.

A ideia é discutir como garantir que todos os cidadãos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, tenham acesso à Justiça e possam exercer seus direitos de forma plena e igualitária, com base na Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua.

A Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, instituída pelo Poder Judiciário, por meio da Resolução CNJ n. 425/2021, cuida de política judiciária complexa que exige um trabalho colaborativo e em rede entre órgãos do sistema de justiça, bem como do acesso à cidadania, com apoio da rede de proteção social e jurídica.

II PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA POLÍTICA JUDICIÁRIA POPRUAJUD

Durante o evento, será realizada a cerimônia do II Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud, que reconhece iniciativas que ultrapassam os muros do Judiciário e se conectam, de forma concreta, com as ruas, com as pessoas e com os direitos fundamentais.

As propostas de orientações serão avaliadas nas oficinas do Encontro e devem estar relacionados a um dos seguintes eixos temáticos:

  • I – 1º eixo: Cidadania: Direito de existir e de ter direitos;
  • II – 2º eixo: Criminal: Pessoas privadas de liberdade em risco de situação de rua. Pessoas em situação de rua e sistema criminal;
  • III – 3º eixo: Gestão e Governança: PopRuaJud para além do mutirão. Relevância da institucionalização da política judiciária PopRuaJud com a formação dos Comitês da rede interinstitucional. Gestão digital de políticas de acesso à cidadania;
  • IV – 4º eixo: Violência Estrutural e Interseccionalidades: Combate às múltiplas violências: com foco no racismo, preconceito à pobreza e gênero, e saúde mental (abordagem antimanicomial), segurança pública;
  • V – 5º eixo: Moradia e Empregabilidade: Fundamentos de toda política PopRuaJud. Acesso à moradia e à renda. Educação financeira. Superendividamento;
  • VI – 6º eixo: Justiça Restaurativa: reconstruindo o futuro.
Leia Também:  MP e Secretaria da Mulher pedem instalação de centro de perícias e nova vara de combate a violência

As três melhores práticas de cada categoria serão premiadas durante o II Encontro Nacional PopRuaJud.

 Veja a programação

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x