MOB anuncia videomonitoramento da Praia do Olho d’Água

MOB anuncia videomonitoramento da Praia do Olho d’Água

A praia do Olho d’Água vai contar com um sistema de videomonitoramento. O anúncio da novidade foi feito pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) após uma parceria celebrada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em resposta ao ato de vandalismo que resultou na depredação da estátua de Iemanjá. O objetivo é proteger a imagem de futuros danos e garantir a preservação do patrimônio cultural e religioso.

A medida foi confirmada em reunião realizada na sede da SSP, na Vila Palmeira, com presenças do titular da pasta, Maurício Martins, do presidente da Agência, Adriano Sarney, e representantes de entidades de matriz africana.

A proposta é que seja implementado um moderno sistema de videomonitoramento em trecho próximo à imagem. As câmeras serão estrategicamente posicionadas para abranger o entorno da estátua e garantir vigilância constante. Além disso, a instalação contará com tecnologia de ponta, permitindo um monitoramento em tempo real e possibilitando rápida resposta a incidentes.

O secretário de Segurança, Maurício Martins, destacou a importância da medida e reforçou o compromisso dos órgãos de governo contra atos de vandalismo. “O ato de vandalismo cometido contra a imagem de Iemanjá é inaceitável e não pode ser tolerado. Estamos trabalhando em conjunto, órgãos do governo e entidades de matriz africana, para garantir a segurança desta importante representação para as comunidades afro-religiosas. Paralelamente, vamos avançar na investigação, a fim de que seja identificada a autoria deste ato”, avaliou.

“Este ato de vandalismo que danificou a imagem de Iemanjá, considerada uma das mais importantes representações da religião afro-brasileira, foi lamentável e não podemos deixar que ocorra novamente. Para evitar novo ataque e assegurar este patrimônio cultural e religioso, firmamos essa parceria com a Segurança Pública. Estamos compromissados com as instituições para que esse caso não fique em vão e haja punição”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Líderes das entidades religiosas expressaram agradecimento pela rápida resposta do governo e esperam que a medida traga mais tranquilidade à comunidade. No entanto, também ressaltaram a importância de medidas educativas e de conscientização para combater a intolerância religiosa e o preconceito.

“A instalação das câmeras é um passo importante para proteger a imagem de Iemanjá, mas também é fundamental que trabalhemos na raiz do problema. Precisamos promover o respeito à diversidade religiosa e conscientizar a população sobre a importância desses símbolos sagrados para a cultura afro-brasileira”, afirmou a coordenadora do Fórum Estadual das Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Mãe Nonata de Oxum.

Ainda estiveram presentes à reunião, representantes das secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Igualdade Racial (Seir), de Governo (Segov), de Infraestrutura (Sinfra); da Delegacia de Crimes Raciais, Delitos de Intolerância e Conflitos Agrários; e de mais de 15 instituições de matriz africana.

Nova praça

O presidente da MOB, Adriano Sarney, também anunciou que será construída uma nova Praça de Iemanjá, integrada ao projeto da nova extensão da Avenida Litorânea. “Essa obra será executada com a ampla participação das instituições de matriz africana”, garantiu o gestor.

Restauração

Está em andamento o plano de recuperação da estátua, que será executado pelo escultor que a criou, o artista José Eduardo Sereno. A imagem sofreu danos em todo o rosto, pescoço e vestimenta, que serão restaurados. Segundo o escultor, o trabalho deve levar cerca de 20 dias para ser concluído.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x