Operação Carnaval do Maranhão 2026 mobiliza mais de 8 mil agentes e reforça segurança em todo o estado
Operação Carnaval do Maranhão 2026 mobiliza mais de 8 mil agentes e reforça segurança em todo o estado
O efetivo empregado nos circuitos de Carnaval não altera as ações ordinárias de policiamento ostensivo nos bairros, que seguem com as atividades de patrulhamento diuturnamente.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública Pública deflagra nesta semana a Operação Carnaval do Maranhão 2026, considerada uma das maiores já realizadas no período carnavalesco no estado. A ação mobiliza mais de 8 mil agentes e conta com atuação integrada das forças de segurança, além do amplo uso de tecnologia para garantir a segurança da população e dos turistas durante as festividades, que ocorrem entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
A operação Carnaval 2026 reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, setores de Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA) e da Força Estadual, com apoio de câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial. Mesmo com o forte reforço, as ações ordinárias de policiamento nos bairros seguem mantidas, sem prejuízo à rotina de segurança da população.
Em suporte ao efetivo que vai atuar, serão empregadas cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves do CTA, que realizarão sobrevoos contínuos para patrulhamento aéreo, monitoramento e apoio às equipes em terra, especialmente em áreas com grande concentração de público.
Com essa grande operação, a segurança pública visa assegurar um ambiente tranquilo, de paz, para todos, foliões e trabalhadores nessa grande festa popular que é o Carnaval do Maranhão.
Forte esquema de segurança em São Luís
Na capital maranhense, que concentra os maiores circuitos carnavalescos do estado, o reforço operacional contará com mais de 4 mil policiais e bombeiros, atuando nos circuitos da Avenida Litorânea (Vem Pro Mar), Centro, Madre Deus e Passarela do Samba, no Anel Viário (19 a 22/02).
Na Avenida Litorânea, principal palco da festa, haverá controle de acesso, com a área totalmente cercada. O policiamento será realizado de forma integrada, com atuação a pé, motorizada e montada, além da instalação de torres de observação ao longo do circuito. Haverá patrulhamento móvel nas vias de acesso, no entorno dos banheiros públicos e acompanhamento de equipes policiais dos trios elétricos durante os percursos.
A Cavalaria da Polícia Militar também atuará na faixa de areia da praia, que contará ainda com patrulhamento por quadriciclos, ampliando a cobertura de segurança na orla e nas áreas adjacentes aos eventos.
Tecnologia e monitoramento em tempo real
Uma base avançada do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi instalada na Avenida Litorânea, garantindo suporte em tempo real às ações de segurança em todos os circuitos oficiais de São Luís. Somente na Litorânea, estão em operação 30 câmeras com reconhecimento facial, permitindo identificação rápida de suspeitos e maior eficiência na prevenção e repressão de crimes.
O monitoramento será reforçado com o uso de drones da Polícia Militar, incluindo equipamentos com câmeras termais, além do patrulhamento aéreo realizado pelo CTA, ampliando o campo de visão das forças de segurança e a capacidade de resposta a qualquer ocorrência.
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
A Polícia Civil terá base instalada no circuito Vem Pro Mar, além de reforçar o efetivo para atuação preventiva. Em São Luís, os plantões das delegacias Cajazeiras e Cohatrac também terão reforço para atender demandas durante o período carnavalesco.
O Corpo de Bombeiros Militar atuará com equipes de prontidão e todo o aparato necessário para ações preventivas, tanto nos circuitos quanto na faixa de areia, garantindo atendimento rápido em situações de emergência.
Reforço no interior e eventos de Lava-Pratos
Além da capital, a Operação Carnaval do Maranhão 2026 também garante reforço da segurança em parceria com as prefeituras municipais em cidades com tradição em grandes festas, como Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Barreirinhas, entre outras.
O esquema de segurança também será mantido nos eventos de Lava-Pratos realizados em São José de Ribamar, Imperatriz, Praia de Araoca (Guimarães) e no tradicional Micarroças, no município de Rosário.
Lei Seca e proteção à mulher
Durante todo o período, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) intensificará as ações da Lei Seca, com barreiras fixas e volantes nas principais avenidas e rodovias da Grande Ilha, durante o dia e a noite. As fiscalizações visam coibir a condução sob efeito de álcool, combater o excesso de velocidade e reforçar a prevenção de acidentes.
As forças de segurança também reforçam o enfrentamento à violência contra a mulher, com blitzes educativas realizadas por equipes especializadas da Polícia Civil e da Polícia Militar, além da ampla divulgação dos canais de denúncia.
Canais de emergência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública mantém canais permanentes para acionamento das forças de segurança:
190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops)
193 – Corpo de Bombeiros Militar
199 – Defesa Civil Estadual
181 – Disque-Denúncia Maranhão
App Salve Maria Maranhão – para casos de violência contra a mulher
