Paulo Velten e Francisca Galiza assumem como presidente e corregedora do TRE nesta segunda

O desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira e a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza tomarão posse como presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão nesta segunda-feira (24), às 9h30, durante sessão solene no auditório Ernani Santos da sede do órgão.
José Gonçalo de Sousa Filho decidiu renunciar ao cargo que assumiu após deixar uma marca de contribuição para que todas as cidades do estado tivessem pelo menos um posto de atendimento, facilitando o acesso aos serviços da justiça eleitoral. Outro ponto foi Imperatriz ter sido a primeira cidade no segundo turno de 2024 a divulgar o resultado e ainda ter sido Diamante no Selo do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça.
“Só me resta agradecer indistintamente. E digo mais: a magistratura para mim não é um bico, pois há pessoas que aguardam por nossas decisões, por isso sou tão compromissado com o que faço”, concluiu o magistrado em solenidade de despedida.
Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira
É corregedor do TRE-MA desde 30/04/24 e antes foi corregedor e depois presidente do TJMA (2020 a 2024).
Mestre e doutor em Direito pela PUC/SP, é especialista em Direito Processual Civil, também pela PUC/SP; em Direito Empresarial pela MACKENZIE/SP e em Direito dos Contratos pelo CEU/SP.
Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da UFMA – onde também se graduou, faz parte do quadro de formadores da ENFAM.
Também é membro do Instituto de Direito Privado (IDP), da Rede de Direito Civil Contemporâneo (RDCC), da AMB, da AMMA, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira 8 – patrono: Walfredo de Loyola Machado) e, na qualidade de emérito, dos Institutos dos Advogados Brasileiros (IAB) e dos Advogados de São Paulo (IASP).
Desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza
Natural do Uiraúna (PB), com pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, foi aprovada juíza em 1991 e em março de 2020 promovida a desembargadora do TJMA pelo critério de merecimento, onde é presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude.