Plano Diretor aprovado na Câmara deve ser entregue para a Prefeitura até próxima sexta-feira
O novo plano diretor de São Luís, aprovado na Câmara Municipal, deve ser entregue para a Prefeitura até próxima sexta-feira (24). A informação foi divulgada hoje (17), pelo presidente da Câmara, vereador Francisco Chaguinhas, em entrevista no programa Nova Manhã, apresentado por Osvaldo Maya, Andrezza Cerveira e Adriana Nogueira, na Rádio Nova FM.
“Estamos dando andamento naquilo que o presidente Paulo Victor deixou encaminhado. Temos um prazo de 180 dias. Até dia 24 [o novo Plano Diretor] chega na Prefeitura e ela tem mandar a Lei de Zoneamento com os mapas atualizados”, destacou o vereador.
O chamado marco do zoneamento define as normas para execução do Plano Diretor da cidade. Novas discussões devem ocorrer por meio de grupos formados pelo legislativo municipal.
“Vamos começar com 6 comissões. Vamos fazer uma agenda institucional com a OAB, com o MP, com o CRM, com a Fecomércio, FIEM, EMAP, ALUMAR, VALE, Equatorial e todas as secretarias do Município e do Estado”, adiantou.
Sobre a situação da zona rural, Francisco Chaguinhas defendeu que a zona rural seja transformada em uma zona urbana sustentável, preservando suas características originais, mas garantindo maior desenvolvimento à capital maranhense.
“Queremos fazer um comissão institucional para que haja uma conexão entre os poderes. Poder Judiciário, Executivo e Legislativo precisam estar em sintonia. Hoje temos uma cidade avulsa, que não trabalha de forma conjunta. Só assim traremos respostas positivas para a população”, avaliou.
Relação Executivo e Legislativo
Francisco Chaguinhas também comentou sobre a relação dos vereadores com o chefe do Executivo Municipal.
“O prefeito Eduardo Braide, para o poder legislativo, é uma pessoa muito fria, uma barra de gelo. Um exemplo disso é saber que temos uma ferida provocada pela urbanização mal feita, desenfreada, enquanto a gente não vê nenhum empenho do executivo nesse sentido”, desabafou.