Polícia deflagra operação contra poluição sonora e rachas ilegais

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), deflagrou na manhã desta quarta-feira(10) a Operação “Giro Zero”, com o objetivo de coibir a prática de rachas ilegais, poluição sonora e atuação de grupos organizados em diversas regiões da capital maranhense.
As equipes estão nas ruas desde cedo para o cumprimento de 20 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário após investigação conduzida pela DEMA com apoio do Ministério Público Estadual e Centros de Inteligência. Diversas unidades da Polícia Civil dão apoio à operação, que conta ainda com o apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Perícia Oficial.
Os mandados tiveram como alvo veículos automotores utilizados nos delitos, aparelhos celulares, notebooks e outras mídias digitais.
Durante a ação, estão sendo aprendidos bens, que serão recolhidos para análise pericial pelo Instituto de Criminalística (ICRIM).
Os veículos estão sendo removidos com apoio do BPRV e da SMTT e permanecerão sob custódia até os trâmites técnicos e legais serem concluídos.
A operação visa enfraquecer atividades criminosas que colocam em risco a segurança viária e o sossego público. Visa ainda além a responsabilização penal dos envolvidos
A operação teve início ao amanhecer com a entrada simultânea nos imóveis dos alvos.