Procon/MA intensifica fiscalizações em supermercados e interdita setor de pescados de unidade na Curva do 90

Procon/MA intensifica fiscalizações em supermercados e interdita setor de pescados de unidade na Curva do 90

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) segue reforçando a fiscalização em supermercados para garantir a segurança alimentar e o cumprimento das normas sanitárias.

Nesta terça-feira (19), o órgão realizou uma inspeção no Supermercado Mateus, localizado na Curvado 90, em São Luís, onde identificou diversas irregularidades e autuou o estabelecimento. Durante a fiscalização, foram encontrados peixes armazenados de forma inadequada, presença de moscas, embalagens abertas, sujeira e restos de alimentos junto aos produtos expostos para venda. Diante das infrações, o setor de pescados foi interditado.

Na quarta-feira (20), a ação de fiscalização se estendeu para outras unidades da rede. No Supermercado Mateus Cajazeiras, fiscais identificaram o armazenamento irregular de produtos como camarões, frangos congelados e filés de peixe, além de embalagens avariadas. Também foram verificadas infrações sanitárias nos setores de açúcar e arroz, onde produtos estavam expostos a baratas e sujeira.

No período da tarde, a equipe seguiu para o Mateus Bacanga, onde encontrou ninhos de baratas, resultando em nova autuação ao estabelecimento. Os supermercados terão um prazo de 20 dias para regularizar as inconformidades. Durante esse período, os produtos dos setores interditados só poderão voltar a ser comercializados mediante laudo técnico de um profissional habilitado, atestando sua adequação ao consumo.

A liberação final será feita pelo Procon/MA após nova inspeção e verificação do cumprimento das exigências. De acordo com a presidente do Procon/MA, Karen Barros, as fiscalizações em supermercados são constantes e rigorosas.

“Nosso trabalho é essencial para garantir a segurança e saúde dos consumidores. Nenhuma irregularidade será tolerada, e penalidades serão aplicadas sempre que houver violação das normas sanitárias ou dos direitos do consumidor”, afirmou.

O Procon/MA reforça que os consumidores que identificarem irregularidades podem formalizar denúncias por meio do site www.procon.ma.gov.br ou pelo aplicativo VIVA PROCON.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x