Procuradoria Geral de Justiça inspeciona unidades de saúde da Raposa e Paço do Lumiar

Procuradoria Geral de Justiça inspeciona unidades de saúde da Raposa e Paço do Lumiar

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, inspecionou, na manhã desta terça-feira, 21, unidades de saúde dos municípios de Raposa e Paço do Lumiar para verificar as condições dos serviços prestados para a população. No dia 4 deste mês, o chefe do Ministério Público do Maranhão já havia vistoriado o Hospital Municipal de Imperatriz.

Acompanhado do promotor de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior, titular na comarca de Raposa, Eduardo Nicolau visitou o Hospital Municipal da Raposa Drª Nemércia Dias Pinheiro, unidade de média complexidade com 18 leitos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Romilson Froes, que acompanhou a visita, o estabelecimento nunca foi bem definido pelo SUS pois já foi maternidade, pronto-socorro e unidade mista, e agora está sendo transformado em hospital. “Para o SUS somos apenas pronto-socorro”, explicou.

Além de visitar consultórios, farmácia e setores administrativos, Eduardo Nicolau conversou com pacientes e profissionais da unidade de saúde. “Encontrei o hospital em boa situação, com remédio na farmácia, as pessoas sendo atendidas a contento. Estamos aqui cumprindo o nosso papel, não só em São Luís, mas em todo o Maranhão”, destacou o procurador-geral de justiça.

Apesar da estrutura satisfatória, a unidade de saúde ainda não dispõe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). “Vamos tentar conseguir viaturas do Samu para cá, pois toda Ilha tem, mas Raposa ainda não. Mas dentro das possibilidades da qualificação da saúde do município de Raposa o hospital está a contento. Esse diálogo entre o poder público municipal e o Ministério Público sempre foi salutar para resolver os problemas”, afirmou o promotor de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior.

PAÇO DO LUMIAR

Em Paço do Lumiar, após visitar a sede das Promotorias de Justiça do município, onde foi recebido pelas promotoras de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard (1ª PJ) e Raquel Pires de Castro (2ª PJ), o procurador-geral de justiça visitou a Maternidade de Paço do Lumiar.

Acompanhado da promotora Gabriela Tavernard, Eduardo Nicolau conheceu a estrutura da unidade de saúde estadual, que é administrada pelo Instituto Acqua. Os principais setores foram apresentados pela diretora-geral da maternidade, Mariana Rosa. Segundo ela, a maternidade realiza partos normais e cesáreas em gestantes de baixo risco.

Eduardo Nicolau conversou com profissionais da unidade e pacientes e elogiou a estrutura da unidade de saúde. “Estamos aqui verificando a estrutura da unidade e assegurando que a população tenha o melhor atendimento possível”, afirmou o PGJ.

IMPERATRIZ

A situação das unidades visitadas pelo procurador-geral de justiça e pelos promotores de Raposa e Paço do Lumiar nesta terça-feira é bem diferente da encontrada no dia 4 deste mês em Imperatriz, quando Eduardo Nicolau inspecionou o Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, acompanhado de promotores de justiça da comarca.

Na ocasião, os membros do MPMA constataram a situação ainda precária do prédio do hospital, com paredes com mofo e infiltrações e equipamentos quebrados ou inoperantes, muitos dos quais alvos de ações do Ministério Público, de autoria do promotor de justiça Thiago Pires, titular da 5ª Promotoria Especializada na Defesa da Saúde do município.

Também acompanharam a inspeção os promotores de justiça Newton de Barros Bello Neto, Raquel Chaves, Alline de Matos Pires e Carlos Róstão.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x