Professor Pavão Filho volta a questionar dados do Censo 2022 do IBGE

Professor Pavão Filho volta a questionar dados do Censo 2022 do IBGE

Nesta quarta-feira (05), durante a sessão ordinária da Câmara, o vereador Professor Pavão Filho (PDT) voltou a questionar os resultados do Censo 2022 referentes à população de São Luís, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Ontem, eu trouxe esse assunto a essa tribuna, e hoje não posso deixar de trazer mais algumas reflexões. Não estou acusando o IBGE, estou questionando o Censo 2022 porque questionar é dever nosso, como representantes do povo”, iniciou o parlamentar.

Professor Pavão Filho citou os dados dos últimos três censos demográficos realizados pelo Instituto. “No Censo de 2000, São Luís tinha 870.028 habitantes, segundo o IBGE. 10 anos depois, no Censo de 2010, a capital maranhense tinha 1.011.943 habitantes. Ou seja, no período de 10 anos, São Luís teve um acréscimo de 16% na sua população, o que significa um aumento de 141.915 habitantes. Já o Censo de 2022 apontou que, 12 anos depois, a população da nossa cidade aumentou apenas 2,5%, o que representa um acréscimo de 25.832 habitantes. E o mesmo IBGE, há duas semanas, projetava o aumento populacional de São Luís em 108 mil habitantes. O que aconteceu?” indagou.

Em sua fala, o vereador citou, ainda, números referentes à pandemia. “Podem dizer que foi efeito da pandemia, mas, pelos dados divulgados pelas autoridades de Saúde, durante a pandemia, São Luís teve 2.567 óbitos. Portanto, não justifica essa falta de proporcionalidade nos últimos resultados apresentados pelo IBGE”, afirmou.

Ao encerrar o discurso, Professor Pavão Filho informou que se reuniria, ainda nesta quarta-feira, com a direção regional do IBGE para tratar sobre essas questões.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x