Sebrae conta com 19 artesãos e empreendedores para representar riquezas culturais e naturais no RJ

Sebrae conta com 19 artesãos e empreendedores para representar riquezas culturais e naturais no RJ

Até o próximo dia 11 de agosto, o Rio de Janeiro será palco do Salão de Turismo 2024, um dos maiores eventos de turismo do Brasil. Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Maranhão marcará presença com um espaço dedicado à promoção das suas riquezas culturais e naturais. O evento, realizado no Riocentro, contará com a participação de 19 artesãos e empreendedores maranhenses, distribuídos entre os polos São Luís, Lençóis & Delta, Chapada das Mesas e Serras Guajajara, Timbira & Kanela.

São parceiros da organização do estande do Maranhão no Salão de Turismo 2024, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), o Sebrae Maranhão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

O estado do Maranhão marcará presença em diversos espaços do evento, apresentando uma ampla gama de produtos de artesanato, gastronomia, experiências turísticas e manifestações culturais. Entre os destaques estão o roteiro Quilombo Cultural e a promoção do artesanato maranhense, incluindo cerâmica vitrificada, renda de bilro, fibra e palha de buriti, além de bijuterias feitas com sementes. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Sebrae e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

“Estou com uma expectativa enorme para este evento. Espero estabelecer bons relacionamentos e realizar uma rica troca de conhecimentos com pessoas de todo o país. Pretendo fazer networking e entender melhor as diversas culturas presentes, o que será muito valioso para futuras colaborações”, compartilhou Alberto da Liberdade, diretor da Casa Novo Quilombo.

Durante o evento, as experiências turísticas maranhenses serão apresentadas em formato de pitch na Arena Experiências Brasil, que tem capacidade para 50 pessoas. Destaque para o ecoturismo comunitário na Afro Amazônia em Alcântara e o trekking nos Lençóis Maranhenses. Além disso, o espaço de Afroturismo proporcionará oficinas culturais e rodas de conversa sobre o Quilombo Cultural de São Luís, reunindo importantes nomes da cultura afro-maranhense.

“Preparei uma apresentação sobre a história da cultura reggae e como ela chegou à ilha de São Luís do Maranhão. Vou falar sobre os locais que contribuíram para que São Luís se tornasse conhecida como a Jamaica brasileira, a capital brasileira do reggae. Além disso, vou destacar os benefícios que o roteiro turístico trouxe para o Quilombo da Liberdade, gerando renda e promovendo o reconhecimento e a valorização da nossa cultura pela comunidade e pelos visitantes”, explicou Alberto da Liberdade.

A culinária maranhense será representada na Cozinha Show pelo parceiro SENAC, com a apresentação do tradicional prato “Arroz de Cuxá”. Essa participação, destacará a riqueza e os sabores únicos da gastronomia do estado, reforçando a importância da cultura alimentar maranhense.

Jaqueline dos Reis Oliveira, artesã de Tutóia, também está confiante. “Minha expectativa para o Salão de Turismo é poder vender o material que trouxemos e conseguir novos compradores que façam pedidos conosco. Vou apresentar produtos artesanais como bolsas e caminhos de mesa, todos feitos com fibra de buriti e crochê. Estou confiante de que teremos um bom resultado no evento, especialmente em relação aos nossos produtos de artesanato. Espero que isso ajude a conseguir mais compradores para nossa associação e contribua para o desenvolvimento do artesanato em Barreirinhas e Tutóia”, afirmou Jaqueline.

O Papel do SEBRAE

A participação do Maranhão no Salão de Turismo 2024 é uma oportunidade única para mostrar ao Brasil e ao mundo a riqueza cultural, histórica e natural do estado. A presença de empreendedores, artesãos e representantes culturais no evento reforça o compromisso do Maranhão com o turismo sustentável e inclusivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, destacou a importância da presença do estado no evento. “É essencial apoiar a cadeia do turismo em eventos como o Salão Nacional de Turismo. O Sebrae Maranhão tem um papel fundamental ao apoiar a participação de empreendedores do setor de artesanato, agenciamento de viagens e lideranças comunitárias. Fortalecendo a promoção do Maranhão no cenário nacional e internacional do turismo, conseguimos divulgar nossos produtos e roteiros turísticos, trazendo as novidades e experiências que o nosso estado tem a oferecer.”

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x