Sebrae e Governo do Maranhão anunciam edital para financiamento de projetos inovadores com foco na Amazônia

Sebrae e Governo do Maranhão anunciam edital para financiamento de projetos inovadores com foco na Amazônia

Estão abertas, até o dia 7 de novembro, as inscrições para a seleção de projetos de inovação para o Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, regulamentado pelo edital Sebrae/Confap nº 01/2023. Os selecionados receberão consultorias, capacitações e mentorias, uma bolsa de R$ 6,5 mil durante o período de seis meses, além de participarem de eventos do setor de inovação. O total do investimento é de R$ 780 mil.

A chamada é fruto de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Governo do Maranhão, que fará a execução do módulo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

O objetivo da iniciativa é fortalecer startups a partir do uso sustentável dos recursos naturais da biodiversidade. “Buscamos alavancar negócios inovadores de base tecnológica em nosso estado, contemplando aqueles negócios em que haja confluências de necessidades, prioridades e estratégias do Maranhão”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall acrescentando que o edital tem como foco uma startup ou empresa com um produto, processo ou serviço de bioeconomia.

O edital é voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas (pessoas jurídicas) que estão em operação. As equipes devem inscrever propostas para novos produtos, serviços, ou ações de beneficiamento. Serão selecionados até 20 projetos no Maranhão.

A chamada, segundo destacou o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, vem somar com um conjunto de ações empreendidas na região, que terão reflexo na inovação na Amazônia.
“Trata-se de excelente oportunidade de acelerar soluções inovadoras, em fase de tração, que tem o bioma amazônico como foco. Esse bioma nos apresenta várias oportunidades de negócios a partir do conceito ‘empreender deixando a floresta em pé’. E o Sebrae vem apoiar esses empreendedores numa forte jornada de conhecimento, contatos e até mesmo com subsídio para que esses negócios possam ser fortalecidos e ter sucesso”, pontou César Guimarães.

Os segmentos econômicos da bioeconomia contemplados no edital são: alimentos; agricultura; aquicultura e pesca; bebidas; biocombustíveis; bioenergia; bioplásticos e embalagens; casa e construção; ecodesign; ecoturismo; farmoquímico e farmacêutico; fitoterápicos e nutracêuticos; florestas; higiene, perfumaria e cosméticos; indústria têxtil e moda; química e novos materiais; e tecnologia da informação e logística.

 

Submissão de propostas

As propostas para o Módulo Tração poderão ser submetidas a partir de 7 de novembro no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia

No âmbito da Amazônia participam, ainda, com editais próprios, em parceria com o Sebrae, as fundações dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x