Sebrae prorroga inscrições para o Prêmio Mulher de Negócios até 17 de agosto
O Sebrae prorrogou, para o dia 17 de agosto, o prazo final para inscrições na edição 2024 do Prêmio Mulher de Negócios (PSMN), no Maranhão. A premiação direciona-se para empreendedoras com mais de 18 anos, líderes de pequenos negócios (micro e pequenas empresas) dos mais diversos ramos ou de empresas de base tecnológica, além de produtoras rurais formalizadas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site sebrae.com.br/premiomulherdenegocios.
Idealizada como base para fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo feminino, a premiação é um reconhecimento às histórias inspiradoras de mulheres em todo o Brasil, contemplando diversas categorias. Este ano, além das categorias tradicionais (“Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”, o prêmio traz como novidade a inclusão das categorias “Ciência e Tecnologia” e “Negócios Internacionais”.
Etapas — A premiação é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Serão escolhidas cinco candidatas por estado. Apenas uma candidata por categoria disputará a Etapa Nacional. No total, serão 15 vencedoras nacionais (ouro, prata e bronze) nas cinco categorias da premiação. O anúncio das ganhadoras da fase estadual no Maranhão está programado para o dia 20 de setembro. Já a etapa regional, que não prevê premiação, é classificatória para a etapa nacional. O evento de premiação da etapa nacional com finalistas das cinco regiões do país deve acontecer em novembro.
Inscrições: atenção para os requisitos é fundamental
Para participar do prêmio, as empreendedoras interessadas podem fazer as inscrições no site sebrae.com.br/premiomulherdenegocios. No ato da inscrição, além de preencher o formulário com informações gerais, é necessário que a empreendedora candidata envie um vídeo contando um pouco da sua história e do seu negócio. As orientações estão disponíveis no site da premiação. Após preencher o formulário e enviar o vídeo, é preciso imprimir o comprovante de inscrições.
Para o vídeo, as empreendedoras devem atentar para o seguinte: preferencialmente gravar no formato horizontal, com tempo máximo de 2 minutos e postagem no You Tube. É um vídeo simples, em formato de pitch (uma apresentação pessoal e do negócio). Deve começar com a apresentação da empreendedora, dizendo seu nome completo, município de origem, o nome do empreendimento, a atividade econômica à qual a candidata se dedica e o tempo no mercado, com um resumo breve da trajetória no mercado.
Prosseguindo, a empreendedora precisa mencionar o momento em que o Sebrae entrou na sua história empresarial, que soluções do Sebrae foram importantes para garantir o sucesso do empreendimento (curso, palestra, capacitação, participação em eventos ou grupos de empreendedoras, workshops como o Empretec, consultorias de plano de negócios, de identidade visual, Sebraetec, de inovação, acesso a mercado, entre outras); descrever a contribuição do Sebrae para a empreendedora e a empresa: o que que mudou na vida pessoal e no negócio. E, ao concluir o vídeo, a empreendedora precisa terminar com esta frase ‘Eu sou’ (dizer o nome) e sou uma ‘Mulher de Negócios’.
Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, o Prêmio Mulher de Negócios é um reconhecimento ao trabalho e às histórias bem-sucedidas de mulheres que vem fazendo a diferença, liderando negócios em diversas áreas. “É um prêmio que já acontece desde 2004 e homenageia mulheres inovadoras, que criam seus negócios e trabalham para que estes cresçam e se desenvolvam, atuando com uma gestão eficaz, gerando impacto social e econômico na região que estão inseridas. Mas, sobretudo, o prêmio é uma iniciativa criada para inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos, acreditando na força do empreendedorismo e seu poder de transformação”, explica ela.
Segundo a diretora, as equipes técnicas do Sebrae, na capital e nas 12 Unidades de Negócios no interior, estão prontas para oferecer todas as orientações para as mulheres empreendedoras interessadas em participar da premiação. “Nos preparamos com o suporte necessário para oferecer às candidatas orientações sobre as inscrições. Como instituição promotora e para garantir a equidade nas inscrições, nossa equipe técnica não pode fazer as inscrições ou gravar os vídeos. Mas estamos prontos para orientar, auxiliando aquelas que têm dúvidas e gostariam de saná-las para se credenciarem à premiação, fazendo corretamente suas inscrições”, acrescentou Edila Neves.