Semana Estadual de Combate à Dengue começa próxima segunda-feira em São Luís

Semana Estadual de Combate à Dengue começa próxima segunda-feira em São Luís

Vai ser realizada de 1º a 5 de abril a Semana Estadual de Combate à Dengue e outras arboviroses, na capital maranhense. Uma capacitação já foi realizada com a participação de membros do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Defesa Civil Estadual.

“Nosso desejo é formar multiplicadores. Ao compartilhar informações técnicas sobre o enfrentamento ao mosquito e tratamento das arboviroses, queremos formar um contingente de soldados que somem forças no combate à dengue no estado”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos.

A Semana Estadual de Combate à Dengue tem por objetivo fortalecer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti na Grande Ilha e demais municípios do Maranhão. Entre os temas discutidos com os soldados do 24º BIS e membros do CBMMA, estão: prevenção às arboviroses, o ciclo de vida do mosquito, as medidas de tratamento, orientações sobre evitar a automedicação, sinais e sintomas da doença e quando procurar atendimento médico.

Quando estiverem em campo, os profissionais capacitados darão apoio com distribuição de material informativo e abordagem educativa junto à população.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Jorge Moraes, mais de 80% dos criadouros estão nas residências. “Quando todos se mobilizam e participam, a gente pensa e tem certeza que alcançamos êxito. Por conta disso, é que estamos capacitando os soldados do exército, para que, em conjunto com outros atores da sociedade, participem efetivamente conosco da iniciativa”, pontuou.

Para o sargento do 24º BIS, Saulo Natan Alves de Santana, essa é uma oportunidade para cooperar com a segurança da sociedade. “Uma ação como esta impacta positivamente, porque, apesar do Exército ter as obrigações dele de garantia da lei e da ordem, também contribui muito para as ações subsidiárias que a gente executa, como vacinação, segurança em saúde, entre outras”, destacou.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x