SEMFAZ lança Central Única de Atendimento On-line ao contribuinte nesta terça-feira
Entra em operação, nesta terça-feira (2), a Central Única de Atendimento On-line ao contribuinte do município de São Luís. A plataforma criada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tem como foco a celeridade no atendimento direcionado ao cidadão com demandas com o fisco.
“Ao longo dos últimos anos, a gestão Eduardo Braide aumentou a quantidade de guichês, facilitou o acesso do cidadão aos nossos serviços com o atendimento on-line e o maior número de postos de atendimento. Agora, estamos lançando a nossa Central Única de Atendimento, que tornará o processo mais célere e o deixará ainda mais simples para o contribuinte que necessita resolver demandas urgentes com a Semfaz”, assegurou o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini.
Com a Central, o contribuinte entrará em contato com a Semfaz pelo número (98) 99136-4559 e receberá o link que o direcionará para o catálogo com todos os serviços do órgão. Após selecionar o item, o contribuinte será direcionado para a equipe e o atendimento será iniciado.
O contribuinte que preferir, pode acessar diretamente o catálogo de serviços (veja abaixo) e selecionar a opção desejada. Imediatamente, o link direcionará o cidadão para o WhatsApp.
O atendimento via WhatsApp é um dos canais mais buscados pelo contribuinte, atualmente. Um balanço aponta que a Semfaz fechou 2022 com 22.108 atendimentos on-line. Com o lançamento da Central Única, o fisco municipal pretende dobrar esse total.
As equipes de atendimento respondem somente mensagens de texto, sendo ignoradas ligações e mensagens de áudio para facilitar o tempo de resposta das diversas demandas recebidas diariamente.
Serviços
Diversos serviços estão sendo disponibilizados e, a partir desta terça (02), demandas relacionadas à Nota Fiscal de Serviços também serão respondidas via WhatsApp.
– Atendimento geral: Abertura e verificação de processos, emissão de certidões, alvará, deferimento de credenciamento e outros;
– IPTU: Localização de imóveis e inscrição imobiliária, boletim cadastral, extrato de débitos, correção de dados de endereçamento, emissão de certidão de imóvel e outros;
– Simples Nacional: Guia do Simples, parcelamento e mais informações;
– SUBSTITUTO TRIBUTÁRIO: CENE; CNR e mais informações;
– Nota Fiscal: Recuperação e correção de dados, deferimento de credenciamento e mais informações.