Tribunal de Justiça oferece curso de defesa pessoal para magistradas, servidoras e dependentes

Tribunal de Justiça oferece curso de defesa pessoal para magistradas, servidoras e dependentes

Estão abertas as inscrições para o Curso de Defesa Pessoal para Mulheres, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e Diretoria de Segurança Institucional (DSIGM-TJMA), voltado exclusivamente para magistradas, servidoras e suas dependentes (a partir de 7 anos). A formação acontecerá entre os dias 7 e 17 de julho, de forma presencial, em São Luís, e será conduzida pelo atleta profissional de MMA Taigro Maia Costa. As aulas acontecem no Centro de Treinamento de Segurança Institucional, localizado no subsolo 2 do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).

Com ênfase na prevenção de riscos e fortalecimento da autoconfiança, a iniciativa faz parte das ações estratégicas do TJMA voltadas à proteção e valorização do público feminino, e atende diretamente à Recomendação nº 102/2021 do CNJ, além de estar amparada por atos normativos internos como a Portaria GP nº 684/2023 e a Instrução Normativa Conjunta GP nº 3/2024.

As inscrições estão disponíveis por meio de formulário eletrônico exclusivo para o público feminino do Judiciário maranhense. O número de vagas é limitado a 40 participantes, sendo 20 vagas para cada classe. A seleção seguirá a ordem de inscrição, com prioridade para quem ainda não participou de capacitações semelhantes.

SITUAÇÕES DE RISCO E VIOLÊNCIA

A capacitação visa fortalecer as participantes no enfrentamento de situações de risco e violência, oferecendo preparo físico e emocional por meio de técnicas práticas e acessíveis.

Ao final do curso, as alunas deverão ser capazes de:

Compreender situações de vulnerabilidade e prevenção
Fortalecer a autoconfiança e o autocontrole
Reagir a possíveis ameaças com técnicas eficazes de autodefesa
Reforçar a rede de proteção institucional e segurança no ambiente de trabalho

PRÁTICAS

A formação terá carga horária de 12 horas-aula, distribuídas em encontros práticos com abordagem teórico-vivencial. A metodologia inclui:

Exposição dialogada sobre prevenção da violência
Demonstrações e simulações práticas de defesa pessoal
Técnicas de defesa e ataque
Luta no solo (autoproteção em quedas e imobilizações)
Oficinas práticas com participação ativa das alunas
Ênfase no fortalecimento da autoestima e consciência corporal
As aulas serão ministradas por Taigro Maia Costa, faixa preta de jiu-jitsu 3º grau, especialista em Muay Thai, instrutor de boxe e professor de MMA, com 27 anos de experiência em artes marciais e destaque no cenário nacional do esporte.

DATAS E TURMAS

As turmas estão organizadas por público específico, no Centro de Treinamento de Segurança Institucional, localizado no subsolo 2 do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).:

Magistradas e dependentes

Dias: 7, 9, 14 e 16 de julho

Horário: 16h às 17h30

Servidoras e dependentes

Dias: 8, 10, 15 e 17 de julho

Horário: 16h às 17h30

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x