Tribunal de Justiça oferece curso de defesa pessoal para magistradas, servidoras e dependentes

Estão abertas as inscrições para o Curso de Defesa Pessoal para Mulheres, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e Diretoria de Segurança Institucional (DSIGM-TJMA), voltado exclusivamente para magistradas, servidoras e suas dependentes (a partir de 7 anos). A formação acontecerá entre os dias 7 e 17 de julho, de forma presencial, em São Luís, e será conduzida pelo atleta profissional de MMA Taigro Maia Costa. As aulas acontecem no Centro de Treinamento de Segurança Institucional, localizado no subsolo 2 do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).
Com ênfase na prevenção de riscos e fortalecimento da autoconfiança, a iniciativa faz parte das ações estratégicas do TJMA voltadas à proteção e valorização do público feminino, e atende diretamente à Recomendação nº 102/2021 do CNJ, além de estar amparada por atos normativos internos como a Portaria GP nº 684/2023 e a Instrução Normativa Conjunta GP nº 3/2024.
As inscrições estão disponíveis por meio de formulário eletrônico exclusivo para o público feminino do Judiciário maranhense. O número de vagas é limitado a 40 participantes, sendo 20 vagas para cada classe. A seleção seguirá a ordem de inscrição, com prioridade para quem ainda não participou de capacitações semelhantes.
SITUAÇÕES DE RISCO E VIOLÊNCIA
A capacitação visa fortalecer as participantes no enfrentamento de situações de risco e violência, oferecendo preparo físico e emocional por meio de técnicas práticas e acessíveis.
Ao final do curso, as alunas deverão ser capazes de:
Compreender situações de vulnerabilidade e prevenção
Fortalecer a autoconfiança e o autocontrole
Reagir a possíveis ameaças com técnicas eficazes de autodefesa
Reforçar a rede de proteção institucional e segurança no ambiente de trabalho
PRÁTICAS
A formação terá carga horária de 12 horas-aula, distribuídas em encontros práticos com abordagem teórico-vivencial. A metodologia inclui:
Exposição dialogada sobre prevenção da violência
Demonstrações e simulações práticas de defesa pessoal
Técnicas de defesa e ataque
Luta no solo (autoproteção em quedas e imobilizações)
Oficinas práticas com participação ativa das alunas
Ênfase no fortalecimento da autoestima e consciência corporal
As aulas serão ministradas por Taigro Maia Costa, faixa preta de jiu-jitsu 3º grau, especialista em Muay Thai, instrutor de boxe e professor de MMA, com 27 anos de experiência em artes marciais e destaque no cenário nacional do esporte.
DATAS E TURMAS
As turmas estão organizadas por público específico, no Centro de Treinamento de Segurança Institucional, localizado no subsolo 2 do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).:
Magistradas e dependentes
Dias: 7, 9, 14 e 16 de julho
Horário: 16h às 17h30
Servidoras e dependentes
Dias: 8, 10, 15 e 17 de julho
Horário: 16h às 17h30