Zé Inácio discursa contra o preconceito no Dia de Combate a Lgbtfobia
O deputado estadual Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), para falar sobre o Dia Internacional do Combate à Lgbtfobia. A data marca o dia em que a OMS retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 17 de maio de 1990.
“Destaco essa data pela importância de combater o preconceito contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. E pensando nisso temos o Projeto de Lei 11.021/2019, que garante o uso do nome social das pessoas trans nos órgãos públicos do Estado”, disse Zé Inácio.
O parlamentar também aproveitou o momento para comentar sobre a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele pediu exoneração do cargo de procurador da República para evitar condenações e processo disciplinar que automaticamente iriam lhe levar à ilegibilidade”, comentou Zé Inácio.
Ainda em seu pronunciamento, o deputado destacou a decisão da Petrobras que alterou sua política de preços, levando, assim, redução dos valores dos derivados do petróleo, como gasolina, diesel e gás de cozinha.
Ele destacou que, com a redução dos preços, principalmente do gás de cozinha, famílias de baixa renda que no último ano passaram a utilizar o fogão a lenha voltarão a poder comprar o botijão de gás. Falou também sobre outros setores que serão impactados pela redução dos preços, como o do transporte.
“É uma política de preço que diz não ao lucro exorbitante dos acionistas da Petrobras e diz sim à política de uma estatal que tem que se preocupar com o social e pensar na economia brasileira, sobretudo, em favor das famílias mais humildes deste país”, finalizou Zé Inácio.