1º Festival Rei Buriti em Barreirinhas celebra cultura e sustentabilidade do artesanato

1º Festival Rei Buriti em Barreirinhas celebra cultura e sustentabilidade do artesanato

O Festival é uma celebração das conquistas alcançadas pelos empreendedores, pela criatividade em usar a fibra para o artesanato e, principalmente, pelo uso sustentável.

 

No Maranhão, o artesanato transcende o mero ato de criar peças decorativas e utilitárias, indo além para abranger aspectos culturais, históricos e econômicos. Em Barreirinhas, essa tradição tem como símbolo o buriti, palmeira da qual se extrai a matéria-prima para obras artesanais, móveis, doces, licores e alimentos.
Além de perpetuar a cultura local, os artesãos que trabalham com o buriti promovem práticas sustentáveis ​​e movimentam a economia da região. Com o propósito de enfatizar a importância do artesanato para o território, o Grupo de Artesãs de Barreirinhas promove o 1º Festival Rei Buriti, com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Barreirinhas e IFMA. O festival ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro no Centro de Artesanato do município.

Objetivos – O Festival também objetiva conscientizar e fortalecer a cultura, as tradições locais, além de valorizar o fruto buriti, que é típico da região. “O buriti é tudo na vida do artesão. É dele que tiramos o nosso sustento e também a fibra para fazermos o artesanato, o fruto para produzirmos doces e licores, os talos para produção de móveis rústicos e ele ainda serve como adubo para a própria cultura. Tudo no buriti é utilizado pelo artesão e é por essa importância que ele deve ser chamado de ‘Rei Buriti’”, explicou, com a sabedoria e tradição de quem vive da palmeira, a artesã Luciana Santos Silva.

Durante o evento serão realizadas exposições sobre a história do buriti, documentários, gastronomia e produtos naturais feitos a partir do buriti. Também acontecerão palestras e rodas de conversas destacando a importância da cultura para o ecossistema e a sustentabilidade ambiental e econômica da região. No encerramento, a festa está garantida com a participação do Boi Barrica, cujo indumentárias são produzidas com o linho de buriti de Barreirinhas.

“O Sebrae Maranhão apoia o 1° Festival Rei Buriti, por ser um evento que vem marcar a trajetória de desenvolvimento do Artesanato na Região. Somos parceiros do artesanato na região dos Lençóis, contribuindo para o fortalecimento desta cadeia, levando conhecimento no âmbito da gestão, empreendedorismo e oportunidades de acesso ao mercado, além das consultorias para melhoria e desenvolvimento de novos produtos”, destacou a coordenadora do NAE do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro.

Para a artesã, Luciana Santos, o festival não é apenas uma homenagem ao buriti, mas também um lembrete da importância de proteger esse patrimônio natural e cultural. “No festival, pretendemos compartilhar nossos conhecimentos com os visitantes e moradores do nosso município. O que vivemos por meio do buriti é cultura, identidade e tradição”, frisou a artesã.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x