2022 encerrou com aumento de desempenho do comércio varejista no Maranhão

2022 encerrou com aumento de desempenho do comércio varejista no Maranhão

O comércio varejista estadual encerrou 2022 com crescimento de 2,2%, desempenho 1,2 pontos percentuais acima do nacional. Esse dado é apontado pela Nota de Comércio Varejista, referente a dezembro de 2022, lançada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

Em comparação a dezembro de 2021, houve um avanço de 1,7% no varejo restrito. Já em relação ao comércio varejista ampliado estadual, que inclui as atividades de veículos e materiais de construção, houve um aumento de 0,9% no volume de vendas em dezembro, frente ao mesmo período do ano anterior. No acumulado no ano, a variação do varejo ampliado foi negativa em 0,2%.

“O ano de 2022 foi desafiador para o varejo. Fatores como a inflação e a alta de juros, que afetou principalmente o varejo ampliado, limitaram o volume de vendas no período. Por outro lado, tivemos a melhora do mercado de trabalho e da massa de rendimento, que ajudou a contrabalancear o cenário adverso”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Para acessar a publicação: https://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/comercio-varejista/593

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x