Carlos Brandão volta da China e reassume comando do Maranhão
O governador Carlos Brandão retornou da viagem a China, onde participou da comitiva do presidente Lula. O chefe do Executivo Estadual avaliou o momento como de grandes oportunidades para o Maranhão e geração de mais emprego e renda. Quinze acordos bilaterais de projetos que vão desde o fortalecimento da exportação da carne brasileira ao mercado chinês até o lançamento de foguetes foram firmados com o Brasil, na agenda internacional.
O principal compromisso da viagem foi o encontro com o presidente Xi Jinping, onde o presidente Lula reforçou o interesse do Brasil em parcerias que promovam a proteção da Floresta Amazônica e o combate às mudanças climáticas.
“São pautas relevantes para o Maranhão que faz parte da Amazônia Legal. Maranhão e China fazem uma parceria de sucesso. De acordo com o Imesc/MA, o país foi o principal destino da nossa exportação em 2022, com participação de 23% nas vendas, equivalentes a US$ 1,3 bilhão. O mercado chinês foi responsável por 63% das compras de soja e 21% de algodão”, destacou o governador durante a semana de compromissos no território chinês.
Na volta ao Estado do Maranhão, Carlos Brandão foi recebido pelo vice-governador, Felipe Camarão, que volta às atividades na vice-governadoria e na Secretaria de Estado de Educação.
“Missão dada, missão cumprida! Hoje ‘devolvo’ o cargo para o governador @carlosbrandaoma , que já retornou de sua missão diplomática na China, ao lado do presidente Lula, e reassume o comando do Estado. Gratidão pela confiança, governador”, publicou Felipe Camarão, neste domingo (16), no Twitter.