Com monitoramento sob controle, Governo decide manter aulas após alerta de “possível DIA D de massacres”
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, nesta quarta-feira (18), que vai manter o funcionamento normal de todas as escolas da rede pública estadual em todos os municípios maranhenses mesmo após alerta feito por professores sobre um “possível dia D de massacres” nas escolas.
De acordo com a SEDUC, estão mantidos canais de diálogo e amparo, via Ouvidoria, cujos contatos estão disponíveis no portal da Secretaria (www.educacao.ma.gov.br), bem como o trabalho investigativo, em face da propagação de ameaças a instituições escolares, com intuito de prevenir episódios de violência.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública esclareceu ao site que segue apurando e recebendo denúncias, através da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que intensificou o monitoramento das redes sociais, por meio do Departamento de Crimes Tecnológicos (DCCT/Seic), além dos monitoramento dos canais 190 (Ciops) e o 181 (Disque Denúncia).
Até o momento, um homem foi preso e vinte e sete adolescentes foram apreendidos e estão à disposição da Justiça, por ameaças às escolas.
A SSP esclareceu ainda que não houve nenhum ataque a escolas do estado e o Serviço de Inteligência das Forças de Segurança do Maranhão (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) segue atuando para prevenir qualquer tipo de violência, priorizando a segurança da comunidade estudantil.
No âmbito da Polícia Militar, todas as viaturas policiais intensificaram as rondas, as atividades de ponto fixo e abordagens no entorno das unidades educacionais. O Batalhão Escolar de Polícia Militar também foi reforçado e ampliou ainda mais as ações que, além da ronda escolar, realiza palestras e outras atividades educativas.