Dívida Zero beneficia mais de 26 mil famílias e é prorrogado até a próxima sexta
Mais de 26 mil famílias já foram atendidas neste mês de julho pelo programa Dívida Zero, do Governo do Maranhão, executado pelo PROCON, que reúne empresas para oferecer a possibilidade de consumidores negociarem suas dívidas e voltarem a ter acesso ao crédito.
Diante dessa procura do público, as atividades que ocorreriam até o dia 7 de julho, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (14). Além de em São Luís, na unidade VIVA/PROCON Shopping da Ilha, foram montadas centrais de atendimento nos municípios de Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Amarante, Arari, Balsas, Bacabal, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Estreito, Governador Nunes Freire, Pinheiro, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, São Vicente Ferrer e Viana.
“Seguimos as diretrizes do Governador Carlos Brandão de priorizar o municipalismo e além de expandir nossas unidades, agora estamos levando o Dívida Zero a outros municípios e considerando a importância que tem esse programa para os maranhenses. E para garantir a recuperação do crédito dos consumidores, também vamos estendê-lo até o dia 14 de julho”, informou a presidente do PROCON/MA, Karen Barros.
Negociações
Em São Luís participam como parceiros as empresas Crednosso, Claro, Tim, Anhanguera, CDL, Caema, Equatorial, A Renovar, Pax União, Bradesco e Branco do Brasil. Além desses, os consumidores poderão buscar o PROCON e solicitar a negociação com qualquer outra empresa, que poderá ser convocada para audiência de negociação.
Entre as dívidas que podem ser negociadas estão as de consumo, como carnês e boletos; contas de água, luz, telefone, gás; empréstimos de bancos e financeiras, incluindo cheque especial e cartão de crédito; crediários e parcelamentos, conforme prevê a Lei do Superendividamento (Lei 14.871/2021).