Empresários maranhenses participam de missão em Nova York com apoio do Sebrae

Empresários maranhenses participam de missão em Nova York com apoio do Sebrae

Uma comitiva formada por empresários do varejo e representantes de entidades empresariais locais vivenciou, até ontem (16), a experiência única de participação na 144ª NRF Retail‘s Big Show, realizada em Nova York (EUA), em missão internacional organizada pelo Sebrae Maranhão.

Presentes no maior evento do varejo mundial, empresários e representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL de São Luís, Caxias, Santa Inês, Balsas e Açailândia, da Federação das Associações Empresariais do Maranhão – FAEM, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão – FCDL e da Associação Comercial do Maranhão – ACM, acompanharam vasta programação que abordou rumos, soluções e tendências para o varejo em nível global.

Organizada sob o tema “Make It Matter” (Faça Com Que Isso Importe), a convenção propôs uma reflexão sobre a importância de priorizar o indivíduo nas estratégias e na atuação propriamente dita do varejista. Na programação palestras de especialistas, de CEOs e executivos dos grandes players do varejo mundial e mais de 1.000 expositores, em um ambiente com mais de 100 ativações de produtos, serviços e inovações tecnológicas para varejistas.

Aos participantes maranhenses, a iniciativa do Sebrae possibilitou o acesso às tendências, tecnologias, inovações e boas práticas utilizadas mundialmente no setor, que podem ser adotadas em nível local; contato com especialistas e fornecedores de equipamentos e produtos e serviços inovadores; aquisição de conhecimentos, através de palestras, oficinas, visitas a estandes e área de expositores, incluindo também uma série de visitas técnicas a varejistas de referência nos EUA.

“Por todas as suas características, a convenção proporcionou aos maranhenses presentes conexões com ideias, players, pessoas e parceiros que atuam no segmento, com as tendências, soluções e tecnologias mais modernas, além de oportunizar uma reflexão sobre os rumos do varejo e o papel do indivíduo em todo o processo, desde a concepção do negócio às estratégias direcionadas ao consumidor final, por exemplo. Por isso, a NRF Retail’s Big Show, é considerada mais que uma convenção, um ambiente para onde convergem o presente e o futuro do varejo”, assinala o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.

Varejo em transformação

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae – CDE e presidente da ACM, empresário Cristiano Barroso Fernandes, avalia que a participação trouxe insights e conhecimentos importantes e um panorama do varejo mundial. “Testemunhamos tanto as tendências como também os caminhos para a próxima revolução no varejo, em um ambiente de conexões com os agentes que estão ativamente construindo o futuro do comércio global”, pontuou ele.

Entre os destaques, o empresário aponta os debates sobre inteligência artificial usada para melhorar processos internos de relacionamento com o cliente, por meio da gestão de banco de dados, por exemplo. Isso, na opinião dele, traz desdobramentos no atendimento ao cliente, focado em suas necessidades e interesses, com estratégias que levam em conta estilo de vida, perfil e hábitos do consumidor. “Nos EUA, cresce o número de jovens que permanecem morando com os pais e, por outro, lado, registra-se o envelhecimento da população, o que exige estratégias muito direcionadas para atender às necessidades desses clientes, com o uso intensivo de ferramentas, soluções e tecnologia”, explica ele.

Ele também aponta os debates sobre o sentido do ato de empreender, cada vez mais ligado a uma dimensão maior, relacionada ao ambiente fora da empresa. E ressalta a questão da diversidade, do mercado inclusivo, que se refletem no varejo como um todo, desde a estrutura das lojas físicas, formas e modelos de atendimento, hábitos de consumo e na própria atuação do varejista.

E, além disso, aponta a força das estratégias digitais complementando as lojas físicas. “Com a pandemia, o varejo incorporou o digital e hoje procura combinar essa alternativa com as lojas físicas, observando as particularidades de cada formato, procurando oferecer agilidade,  facilidade e experiências de consumo únicas nos dois formatos, que acabam se complementando”. “Muito produtivo, então, iniciarmos o ano com um evento dessa amplitude, que desperta para oportunidades de inovação, para o aperfeiçoamento dos processos internos e do relacionamento com o cliente, o que se reflete na gestão das empresas e no próprio desempenho do comércio”, conclui ele.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x