Exposição de presépios natalinos é atração no Ceprama

Exposição de presépios natalinos é atração no Ceprama

Está aberta até 6 de janeiro, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), a Exposição de Presépios. As obras, que foram produzidas por artesãos do Estaleiro Escola, estão expostas no Salão Principal e anunciam a chegada do período natalino de forma especial. A visitação aberta ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30; e aos sábados, das 9h às 13h.

Os presépios são representações da cena do nascimento de Cristo. Nesse caso, além do cunho religioso, eles evidenciam o talento dos artesãos maranhenses. Na confecção, são utilizados materiais recicláveis variados, como: conchas de coqueiro, sobras de madeira, garrafas plásticas, palha de milho, latas e papel machê. Mas é através das artes com cerâmica e pintura que as figuras ganham forma e cor.

Ao todo, a Exposição conta com 26 peças de tamanhos variados elaboradas por 15 artesãos. Todas estão à venda.

“A ideia surgiu após uma visita que fizemos ao Estaleiro Escola, onde presenciamos a produção dos presépios e ficamos encantados com a qualidade das peças. Com isso, resolvemos convidá-los para fazer uma exposição aqui, com o intuito de mostrar à população o belíssimo trabalho que é feito por esses artesãos, além de evidenciar o potencial artístico das comunidades da região do Itaqui Bacanga”, explicou o coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro no Maranhão (PAB-MA), Carlos Martins.

A artesã Vitória Rodrigues, uma das organizadoras da exposição, relatou que os presépios foram produzidos em oficinas de contos realizadas com jovens e crianças da região do Sítio Tamancão, para mostrar a importância da tradicional noite de natal.

“A oficina de construção de presépios já é uma tradição no Estaleiro Escola e consiste em um trabalho conjunto de troca de saberes entre professores, mestres e fazedores de cultura, valorizando o poder da oralidade”, destacou a artesã.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x