Fecomércio-MA celebra 70 anos de fomento ao empresariado maranhense

Fecomércio-MA celebra 70 anos de fomento ao empresariado maranhense

Uma noite de celebração de 70 anos de história na promoção do empresário maranhense. Na última sexta-feira (25), no Palazzo Eventos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) comemorou seu Jubileu de Platina durante um jantar que reuniu autoridades políticas e sindicais, entidades empresariais, presidentes de Federações do Comércio de outros estados, imprensa, entre outras personalidades maranhenses.

A solenidade iniciou com o discurso do presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, agradecendo a presença das autoridades e convidados. “Que alegria comemorar o Jubileu de Platina da nossa Federação do Comércio do Maranhão. Que emoção estarmos juntos para celebrar 70 anos de uma história tão intensa e pujante, que foi construída por homens e mulheres visionários, empresários arrojados e empenhados na geração de riquezas para o nosso estado, pessoas apaixonadas pela missão de servir à sociedade com seu trabalho e com suas empresas”, enfatizou Maurício Feijó.

O presidente da Fecomércio-MA destacou também o momento de revolução da inovação e da tecnologia que resultam em uma nova era para o comércio. “A velocidade da mudança é enorme, e temos a responsabilidade de nos mantermos à altura dessas transformações. Não é suficiente apenas seguir o ritmo, devemos liderar o caminho. É por isso que hoje quero destacar a nossa visão para o futuro da Federação do Comércio, uma visão que coloca a inovação no centro de tudo o que fazemos”, lembrou Maurício Feijó.

Na ocasião, foi realizada a outorga das comendas da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, um reconhecimento da Fecomércio-MA às personalidades físicas, jurídicas e organizações nacionais e internacionais, que se destacam no segmento empresarial, cultural, científico, político, religioso, social e na defesa da livre empresa no estado, contribuindo para com as entidades do sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão.

As condecorações outorgadas foram indicadas e analisadas pelo Conselho de Fundadores da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, formada pela presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó e pelos vice-presidentes, Vilson Estácio Maia, Manoel Antonio Souza Barbosa e Antonio de Sousa Freitas.

A festa foi abrilhantada com a participação da artista local Bruna Lussaray, do Boi de Morros, da cantora maranhense Flávia Bittencourt, e do Boi de Maracanã.

Outorga comendas da Ordem do Mérito Comercial

De acordo com o regulamento da Ordem, definiu-se a nomeação dos homenageados deste ano, em seus respectivos graus, como Grão-Colar, Gran-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, foi condecorado com a medalha de Grão-Colar. Recebeu a insígnia no grau Grande Oficial o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten. Foram condecorados com o grau Comendador o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o empresário e fundador do grupo empresarial maranhense FC Oliveira, Francisco Carlos de Oliveira.

Durante o discurso de agradecimento, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a atuação da Fecomércio-MA. “É uma honra ser homenageado pela Federação do Comércio do Maranhão, que ao longo de sete décadas ampliou a sua atuação no estado, se destacando pelo apoio incansável às atividades empresariais do comércio”, destacou Roberto Tadros.

Presidente de honra

Uma gestão que potencializou a atuação do Sistema Fecomércio, dos seus braços sociais, o Sesc e o Senac, e dos sindicatos filiados. Assim foi o período em que o empresário José Arteiro da Silva exerceu a função de presidente da instituição, de 1983 a 2022.

Dessa forma, em reconhecimento aos 39 anos de empenho do ex-presidente José Arteiro, durante a solenidade foi realizada a entrega do título de Presidente Honorário da Fecomércio. Por meio dessa homenagem, a diretoria da Federação do Comércio reconheceu a sua posição distinta como presidente de honra e o respeito pelo impacto significativo na história de instituição.

Saiba mais

Fundada em 26 de agosto de 1953 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 18 de setembro do mesmo ano, a Fecomércio-MA nasceu a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais.

Atualmente com 17 sindicatos patronais filiados, a instituição está localizada em um edifício de 11 pavimentos na Avenida dos Holandeses, que integra as administrações da Fecomércio, Sesc e Senac. Além disso, a Fecomércio possui um Centro Comercial.

Ao longo de sete décadas, a Federação do Comércio expandiu a sua atuação no estado, sempre trabalhando pela proteção, coordenação e apoio às atividades empresariais dos setores do comércio de bens, serviços e turismo

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x