Governo do Maranhão abre oficialmente a programação de Natal em São Luís

Governo do Maranhão abre oficialmente a programação de Natal em São Luís

Já é Natal em São Luís. Neste sábado (16) as cores, as luzes e clima natalino chegaram de vez à capital maranhense, com a abertura, pelo Governo do Maranhão, da programação oficial natalina. A população pôde conferir uma grande festa, realizada em frente ao Palácio dos Leões, no coração da Praça Dom Pedro II, Centro Histórico da capital, com atrações musicais e a volta do video mapping, além de uma decoração toda especial. E tem mais! Neste domingo (17) tem início a programação na Praça Deodoro.

A programação oficial de Natal é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e segue até o dia 30 deste mês com ações nas praças Dom Pedro II e Deodoro. Participaram do evento o governador Carlos Brandão e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, além de outras autoridades.

O governador Carlos Brandão falou da importância da ação. “Estamos iniciando as comemorações natalinas e convidamos todas as famílias a participarem deste momento muito especial do ano, em que celebramos o nascimento de Jesus, renovamos a fé e comemoramos todas as vitórias e conquistas de 2023, para que 2024 seja ainda melhor. A nossa parte estamos fazendo e faremos muito mais ainda, como o programa Mais Renda, por exemplo, que tem se mostrado uma boa fonte de renda para muitas famílias neste período”, assinalou.

Em complemento, o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, afirmou que serão 15 dias de muita festa e celebração natalina. “O Natal do Maranhão terá 15 dias de muita alegria, muita cultura, muita fé e a geração de emprego e renda. Estamos fazendo a grande abertura na Praça Dom Pedro II com a tradicional apresentação do video mapping e o público chegou bem cedo, ansioso para ver o show, com boas expectativas. No domingo, vamos abrir também a programação na Praça Deodoro”, disse.

 

Abertura oficial

A abertura oficial da programação natalina, promovida pelo Governo do Estado em São Luís, contou com atrações especiais que fizeram a festa em frente ao Palácio dos Leões. Houve apresentações da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), do Instrumental SIM com piano de cristal formado pela violonista Thaynara Oliveira e pelo cantor e pianista Alysson Serrão, além do Coral do João do Vale que encantou a todos.

Mas um dos momentos mais esperados eram as projeções de video mapping na fachada do Palácio dos Leões, que todos os anos atrai um grande público para o local e desta vez não foi diferente. A queima de fogos também chamou a atenção de todos os presentes na praça bem como o desfile de diversos personagens típicos do período natalino.

A engenheira civil Alba Amazonas estava com muita expectativa pela abertura da programação oficial de Natal. “Este é um momento muito bonito porque valoriza a nossa cidade. É um momento de reunião da família. Então, hoje, eu trouxe minha irmã, que atualmente mora no Rio de Janeiro. Trouxemos também a nossa mãe, que tem 81 anos e gosta muito de ver a decoração e a apresentação no Palácio os Leões”, comentou.

A aposentada Deuselina Marques veio do Rio de Janeiro passar o Natal com a família que mora em São Luís e destacou a organização do evento. “Eu estou maravilhada. Esta é a primeira vez que eu acompanho a programação de Natal do Maranhão e estou adorando. É totalmente diferente do Rio de Janeiro. Estou gostando muito”, afirmou.

 

Natal da inclusão

Para garantir mais inclusão e permitir que todos vivam a magia do Natal, o Governo do Maranhão fará a exibição inclusiva do video mapping com audiodescrição. Esta é a primeira iniciativa do tipo no Brasil.

A novidade fez muita diferença para o público com deficiência visual. “Eu ouvi as duas apresentações – com e sem audiodescrição – e realmente é uma experiência diferente. Na primeira eu fiquei perdido, sem entender direito. Com a audiodescrição eu pude participar de verdade, saber cada detalhe da apresentação. Fiquei muito feliz com essa iniciativa”, comentou Marcos Amorim.

 

Programação de Natal

A programação de Natal realizada pelo Governo do Maranhão, em São Luís, terá ações em dois dos mais emblemáticos espaços da cidade, as praças Dom Pedro II e Deodoro.

Na Praça Dom Pedro II será apresentado diariamente o video mapping e no dia 23 deste mês será apresentada a tradicional Cantata Natalina. Também haverá chuva de neve todos os dias e espaços instagramáveis. Assim todos que frequentarem o local poderão os bons momentos do período natalino ao lado de familiares e amigos.

Na Praça Deodoro, a programação será aberta na tarde deste domingo (17). No espaço foi montada a Casa do Papai Noel, com personagens e uma ornamentação especial que vai encantar a todos. O local estará aberto para visitação a partir deste domingo sempre das 18h às 22h. No local também haverá projeções de video mapping.

 

Incentivo ao emprego e ao turismo

Além de promover um evento que proporciona encanto, alegria e beleza para o púbico, com as luzes e cores do Natal em saudação ao nascimento do Menino Jesus, o Governo do Maranhão busca oportunizar trabalho e renda no período natalino para os beneficiários do programa Mais Renda.

Os trabalhadores estarão dentro do circuito, comercializando uma variedade de alimentos e lanches nas barracas do programa instaladas na Praça Dom Pedro II e na Praça Deodoro. “Eu espero que esses dias sejam bem abençoados. Com o video mapping vai ter muita gente aqui na praça, então, vai ter muito cliente e a gente deve ganhar bem. A gente sempre espera com ansiedade os eventos do governo”, contou Célia Tomaz, beneficiária do Mais Renda que passará os próximos dias trabalhando na Praça Dom Pedro II.

O Natal do Maranhão, assim como outros eventos promovidos pelo Governo do Estado, também é um grande impulsionador do turismo, fortalecendo toda a cadeia de atendimento aos visitantes como transporte, hospedagens, restaurantes, bares entre outros. O comércio do entorno tem suas vendas aquecidas com a presença da população que frequentará os locais para conferir a programação natalina.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x