Seis ideias de presentes criativos para as festas de fim de ano

Seis ideias de presentes criativos para as festas de fim de ano

O ato de trocar presentes é comum nas confraternizações de final de ano, mas os mimos não precisam ser os usuais. Se a ideia for surpreender, optar por produtos ou serviços oferecidos por quem movimenta a economia criativa local, segmento composto principalmente pelos pequenos negócios, pode tornar o momento ainda mais especial, além de também estimular um segmento que gera emprego e renda, como destaca a coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu.

Segundo levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia criativa foi responsável por 7,4 milhões de empregos no país, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua do 4º trimestre de 2022. Atualmente, ela representa 3,11% do PIB brasileiro.

Confira abaixo uma lista com seis ideias de mimos inusitados para presentear nesse fim de ano.

Peças em macramêAtravés do macramê, técnica de tecelagem manual que utiliza nós, é possível produzir desde acessórios femininos, como bolsas, brincos e colares, até itens decorativos para a casa, a exemplo de painéis, suporte para plantas, capas de almofada e sousplats. Alguns empreendimentos, como a Lenne Carvalho Ateliê, criam ainda peças inspiradas no Natal, dando um toque a mais de aconchego na decoração natalina de qualquer ambiente.

Biscoitos decoradosQuem não gosta de um docinho? E se ele for bonito, além de gostoso, é de encher os olhos. A Doce Gula Sobremesas, localizada no bairro Turu, prepara doces diversificados, como bolos e biscoitos decorados, inclusive com temática natalina. Que tal presentear aquele amigo ou parente com uma bela caixa de doces personalizados?

Cosméticos naturaisNão é incomum dar ou receber cosméticos nas festividades, mas escolher alternativas mais naturais pode ser uma boa lembrança, isso sem falar no impacto positivo para o planeta. A Sintropia, loja maranhense de cosméticos naturais, tem kits com shampoo e condicionador sólido, espuma de limpeza facial, hidratante e sabonetes corporais com estética diferenciada e contendo óleo de babaçu, argilas e aromas naturais na composição.

TatuagemAgora se a proposta for pensar totalmente fora da caixa, uma tatuagem pode ser uma boa escolha. Se a pessoa a ser presenteada já tiver outras tatuagens ou tiver interesse em fazer a primeira, pode ser a lembrança perfeita. A Casa Vanguarda, que funciona no bairro Jardim Renascença, oferece o serviço a partir de R$ 200.

Curso de desenho ou pinturaPara os amantes de arte, aprender ou aperfeiçoar a habilidade de desenhar ou pintar será uma experiência marcante. O Espaço Nafonte, localizado no Centro de São Luís, disponibiliza cursos mensais de desenho, mangá, pintura em tela e aquarela para pessoas a partir de 6 anos de idade.

Ensaio fotográficoMuita gente gosta de aproveitar o clima natalino para fazer fotos especiais. Por isso presentear uma pessoa querida com um ensaio fotográfico vai criar belas recordações. A fotógrafa maranhense Paloma Barros faz ensaios externos ou em estúdio com uma ou mais pessoas. Nesse final de ano, ela também produz fotos em estúdio com decoração natalina, uma ótima opção para famílias.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x