Governo lança 6ª edição do Maranhão Sem Queimadas nesta quarta-feira

O governador Carlos Brandão participará nesta quarta-feira (9) do lançamento da 6ª edição do programa Maranhão Sem Queimadas, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), voltada à intensificação das ações de prevenção e combate às queimadas. O evento será realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, a partir das 9h30.
Na ocasião, também será anunciado um conjunto de ações do projeto Floresta Viva Maranhão, com foco na implantação de novos viveiros de mudas, na promoção de projetos de produção sustentável e na recuperação de florestas em todo o estado.
Durante o evento, está prevista a entrega simbólica de equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e aos municípios que mantêm brigadas municipais. Também será assinada a renovação do decreto estadual que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais durante o período de estiagem, além da formalização do Acordo Interinstitucional de Cooperação Técnica entre as instituições parceiras do programa Maranhão Sem Queimadas.
Serão realizadas ainda entregas simbólicas de cheques a beneficiários do Floresta Viva em São Bento, distribuição de mudas de açaí para municípios contemplados e assinatura da ordem de serviço para construção de um viveiro de mudas no município de Anajatuba, em parceria com a empresa Eneva.
O Maranhão Sem Queimadas é um programa de caráter preventivo e de combate a incêndios florestais, que atua de forma integrada com órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil. Em 2025, a iniciativa conta com a adesão de 92 municípios aptos a participar da campanha.
Já o Floresta Viva Maranhão é uma política estadual de incentivo à bioeconomia como alternativa de desenvolvimento para cadeias produtivas sustentáveis. O programa busca gerar oportunidades econômicas para comunidades locais, recuperar áreas degradadas e fomentar a conservação e o manejo responsável dos recursos naturais. A primeira ação prática foi a implantação de um viveiro de mudas no município de São Bento, beneficiando diretamente 100 famílias.