Lençóis Maranhenses é o 4° destino nacional mais desejado pelos brasileiros

Lençóis Maranhenses é o 4° destino nacional mais desejado pelos brasileiros

Os Lençóis Maranhenses despontam como o quarto destino turístico que os brasileiros demonstram maior interesse em visitar em 2024. Foi o que apontou a pesquisa “Tendências de Turismo – Comportamento da População Brasileira” realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, divulgada na última segunda-feira (22), pelo Ministério do Turismo (MTur).

Dos quinze destinos que despertam maior interesse listados no ranking, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apareceu com 6,5% da preferência dos viajantes, ficando atrás apenas de Salvador (7,1%), Fernando de Noronha (6,9%) e Rio de Janeiro (6,7%).

Segundo a mesma pesquisa, o Maranhão está entre os dez estados preferidos dos viajantes para passar as férias de verão, com um percentual de 4%.

“A pesquisa só reforça o potencial das belezas naturais dos destinos turísticos maranhenses. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade dos serviços e produtos turísticos ofertados aos nossos visitantes, bem como ampliar a promoção em feiras nacionais e internacionais”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os Lençóis Maranhenses têm se destacado e ganhado protagonismo não apenas dentro do cenário turístico nacional, mas também internacional. Em janeiro do ano passado, o jornal The New York Times destacou os Lençóis entre os melhores destinos turísticos para visitar em 2023.

Na ocasião, os Lençóis Maranhenses apareceu em 11° no ranking da preferência das pessoas entre 52 opções de lugares para visitar em 2023 que foram listadas pelo jornal estadunidense.

Conhecido por possuir uma paisagem única, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em agosto do ano passado, avaliadores da Unesco realizaram visitação técnica ao Parque Nacional para analisar os requisitos e saber se os Lençóis Maranhenses podem se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. A expectativa é que, no início do segundo semestre deste ano, saia a decisão final sobre a concessão do título ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, da Setur-MA, Júnior Mota, destacou que o sucesso dos Lençóis Maranhenses no ranking da pesquisa é fruto dos investimentos do Governo do Estado na divulgação e promoção do destino em feiras do segmento turístico.

Pesquisa “Tendências do Turismo”

A pesquisa revelou ainda que 1 a cada 3 brasileiros vai viajar entre os meses de janeiro a março, sendo 42% deles para o nordeste, 41% para o sudeste e 19% para o sul do país. O IPRI entrevistou 2.209 pessoas a partir de 16 anos, em 27 unidades da federação, no período de 7 a 11 de dezembro de 2023 e apresenta uma margem de erro de apenas 2 pontos percentuais.

 

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x