Maranhão é o Estado que mais resolve inquéritos policiais em todo o país, aponta ADEPOL Brasil

Maranhão é o Estado que mais resolve inquéritos policiais em todo o país, aponta ADEPOL Brasil

O Maranhão ganhou destaque nacional ao alcançar um alto índice de resolutividade de inquéritos policiais, atingindo a marca de 96,65%. Os resultados foram revelados em um estudo inédito promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com o apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil), que analisou a eficiência das Polícias Civis em todo o país.

O estudo, com base no ano de 2022, avaliou a resolutividade de inquéritos policiais em diversas categorias de crimes, incluindo homicídios, patrimônio e violência doméstica. Os dados foram fornecidos diretamente pelas instituições policiais, garantindo a imparcialidade e a precisão das informações.

O Maranhão se destacou de maneira notável ao apresentar um índice de resolução de quase 97%, demonstrando o compromisso do Governo do Estado e a dedicação dos policiais civis na missão de servir e proteger a sociedade maranhense. Esses resultados colocam o estado como o líder nacional com alta eficiência na elucidação de casos criminais.

O estudo mostra, ainda, a média aritmética por região geográfica do Brasil, revelando que o Centro-Oeste lidera as resoluções com 77,07%, seguido pelo Nordeste com 67,79%, o Norte com 61,21%, o Sul com 60,96%, e o Sudeste com 52,44%.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, agradeceu a todos os profissionais da segurança pública do Maranhão pelo comprometimento e trabalho árduo. Ele enfatizou que o Governo do Estado continuará investindo em recursos e treinamento para garantir que esses resultados positivos se mantenham.

“Mais um ranking em que a nossa segurança pública se destaca nacionalmente, o que é motivo de muita alegria. Mostra que estamos no caminho certo. Com certeza, esses resultados não são apenas estatísticas, eles reafirmam o compromisso e dedicação da nossa Polícia Civil. Delegados, investigadores, escrivães, comissários, enfim, toda equipe da Polícia do Maranhão trabalha comprometida com a elucidação de crimes a fim de que os suspeitos sejam presos. São resultados importantes para a redução da criminalidade e para a garantia da justiça para todos os maranhenses”, enfatizou o titular da SSP.

Para o delegado-geral do Maranhão, Jair Paiva, a pesquisa da Adepol Brasil só ratifica o compromisso diário da Polícia Civil maranhense em dar respostas rápidas e precisas na solução de crimes, a partir de inquéritos com provas robustas, que têm levado à prisão criminosos perigosos.

“O efeito desse trabalho é a diminuição dos índices de violência em todo o estado, como os homicídios, latrocínios, roubo a bancos e a motoristas de aplicativos, assalto a ônibus, entre outros. Parabenizo a todos da nossa Polícia Civil. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao secretário Maurício Martins pelo compromisso e empenho, buscando estruturar e dar as condições para que possamos fazer ainda mais”, afirmou Paiva.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x