Operação Paz apreende mais de uma tonelada de drogas e 311 armas no Maranhão

Operação Paz apreende mais de uma tonelada de drogas e 311 armas no Maranhão

A Operação Paz, executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceira com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem se destacado como um marco no combate às associações criminosas e aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Desde o início da operação, há cerca de 40 dias, as forças policiais do estado já apreenderam 1,3 toneladas de drogas ilícitas e 311 armas de fogo.

As ações executadas no âmbito da operação também já levaram à prisão de 190 pessoas, sendo 20 delas por Morte Violenta Intencional (MVI). Outras 29 apreensões de menores também foram efetuadas, dentre ela, um por MVI. Essas prisões e apreensões, somadas à significativa quantidade de entorpecentes e armamentos retirados das ruas, representa um avanço importante na busca por maior segurança e tranquilidade para a população.

Em relação as 1,3 toneladas de drogas apreendidas pelas forças policiais do Maranhão, 99% correspondem à maconha. Cocaína, crack e pasta base também foram apreendidos em menor quantidade. Entre as armas recolhidas, foram 212 armas brancas, 30 revólveres, 25 armas de fabricação caseira, 24 espingardas e 20 pistolas. Além disso, 320 munições também foram apreendidas.

Os resultados alcançados até o momento pela Operação Paz são frutos das mais de 47 mil ações ostensivas – entre barreiras policiais, abordagens de pessoas e veículos e condução de suspeitos – realizadas desde o dia 1º de setembro, quando as ações foram iniciadas, bem como das cerca de 800 diligências policiais – entre cumprimento de mandados de prisão, intimações e oitivas cumpridas.

“Os resultados que temos alcançado a cada ação executada no âmbito da Operação Paz são testemunho do compromisso incansável de nossas forças de segurança em promover a paz e a segurança em nosso estado. Essas conquistas refletem a eficácia de nossa estratégia e de nossa determinação em combater o crime organizado e garantir um Maranhão mais seguro para todos os cidadãos, prova disso é a redução dos crimes violentos letais este ano”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Conforme destacado pelo secretário Maurício Martins, os investimentos feitos pelo Governo do Maranhão fizeram com que as taxas de CVLI caíssem pelo sexto mês consecutivo este ano. No acumulado, ou seja, de janeiro a setembro, o saldo foi de 4% menos em relação ao mesmo período do ano passado, e, entre os crimes englobados, lesão corporal seguida de morte foi o que teve redução mais expressiva, de cerca de 34%.

Operação Paz

A Operação Paz mobiliza policiais civis de 12 estados para combater a violência nas ruas e está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O foco das ações é identificar criminosos envolvidos no tráfico de drogas e em mortes violentas, principalmente homicídios. A operação segue até o dia 31 de dezembro de 2023.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x