Operação Paz completa 15 dias com mais de 23 mil ações no Maranhão
Um dos 12 estados brasileiros que participam da Operação Paz, o Maranhão acumula números positivos no combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A força-tarefa, em 15 dias de ação, retirou de circulação mais de 160 armas, incluindo 38 armas de fogo, 16 armas de fabricação caseira e 109 armas brancas, além de 120 munições. Nesse período, 255 suspeitos foram conduzidos para delegacias e foi registrada a apreensão de 150 kg de drogas.
A força-tarefa, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, foi iniciada no dia 1º deste mês, e abrange a Grande São Luís e regiões como Imperatriz, Açailândia, Caxias, Timon, Codó, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Grajaú, Balsas, Tutóia, entre outras. Além da condução de suspeitos, a partir da operação, foram presas 14 pessoas em cumprimento a mandados judiciais e mais 74 em flagrante delito. Também foram apreendidos 18 adolescentes, sendo 11 por ato infracional análogo a crimes e sete por mandado judicial de busca e apreensão.
As forças policiais locais atuam para combater os Crimes Violentos Letais Intencionais, que compreendem homicídios dolosos, latrocínios e os casos de lesão corporal seguida de morte. Em 15 dias de operação, já foram realizadas 23.092 ações ostensivas de prevenção e repressão à criminalidade, com 629 barreiras policiais, 15.884 pessoas abordadas e 6.324 veículos vistoriados.
No Maranhão, a força-tarefa tem a participação das Polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo, Centro de Inteligência e Perícia Oficial. Com essa união de esforços e planejamento, os resultados positivos na área da segurança pública no estado são uma constante, a partir do trabalho integrado das diversas forças policiais.
No final de agosto, o Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou estudo que mostrou o estado com a segunda melhor classificação no Nordeste em relação à segurança pública, atrás apenas da Paraíba. No país, o mesmo levantamento mostrou que o Maranhão saiu do 14º lugar em 2022 para o 7º lugar este ano.
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram que nos oito primeiros meses deste ano, os CVLI tiveram redução de cerca de 30% na Grande São Luís, no comparativo com o mesmo período de 2022. A redução mais expressiva no comparativo foi a taxa de latrocínio, com diminuição de 55% em relação à época correspondente de 2022. Em todo o estado, houve redução de aproximadamente 6% da ocorrência de CVLI no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro trimestre do 2023.
Em reconhecimento aos resultados positivos e empenho dos servidores do Sistema de Segurança Pública, a categoria recebeu uma homenagem nesta sexta-feira (15). Os policiais que se destacaram em suas funções receberam o Certificado do Mérito Operacional. Foi ofertada uma placa em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à população para garantir proteção e segurança pública aos maranhenses.
O governador Carlos Brandão esteve presente na homenagem e ressaltou a importância de reconhecer o bom trabalho dos profissionais da segurança pública. “Essa solenidade é para reconhecer o salto que demos na segurança pública. Isso tudo é resultado dos investimentos que estamos fazendo e da motivação dada à tropa. Essa homenagem é para todos os policiais e membros das forças de segurança”, declarou.
Também presente na solenidade, o secretário de Estado e Segurança Pública, Maurício Martins, definiu a data como um momento histórico para o Sistema de Segurança. O gestor frisou que o êxito das ações é possível a partir do trabalho integrado de todas as forças policiais e da dedicação dos homens e mulheres que fazem a corporação.
“Hoje foi um dia histórico, com a presença do governador Carlos Brandão, nesta homenagem aos nossos policiais, que trabalham diuturnamente para melhorar cada vez mais a segurança pública. O nosso compromisso é trabalhar sempre para trazer uma segurança pública de qualidade, 24 horas por dia, para o povo maranhense. Estamos muito felizes e honrados com este momento”, afirmou.
Resultados positivos dentro e fora do país
Na última segunda-feira (11), o segundo maior jornal do Reino Unido, o Daily Mail, publicou a lista das 40 cidades com as maiores taxas de homicídios do mundo. Embora o Brasil apareça entre os países que se destacam negativamente, o Maranhão está fora deste ranking. Nenhuma município do estado foi mencionado, nem mesmo São Luís, que em edição passada ocupou a 21ª colocação.