Pacientes com hemofilia e anemia falciforme têm tratamento interrompido por falta de insumos no Hemomar

Pacientes com hemofilia e anemia falciforme têm tratamento interrompido por falta de insumos no Hemomar

O Ministério Público do Maranhão realizou inspeção nesta terça-feira, 22, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, após receber denúncias de pacientes que se deslocaram de cidades do interior para realizar o tratamento de hemofilia e anemia falciforme mas voltaram para casa sem atendimento.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Glória Mafra, constatou a falta de reagentes para dosagem de ferritina e hemoglobina glicada (essenciais para a realização de exames de sangue) nos estoques da unidade de saúde. O desabastecimento foi confirmado em uma lista fornecida pela diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, após requisição do MPMA, durante a vistoria.

Diante da situação, o MPMA emitiu nesta quarta-feira, 23, Recomendação Notificatória ao secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e ao presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, solicitando a regularização do estoque de  insumos no Hemomar.

“Os exames são indispensáveis para o monitoramento dos pacientes e, consequentemente, para o manejo terapêutico das doenças. Como os médicos podem alterar doses dos medicamentos, formas de prescrição e evitar o agravamento do quadro de saúde sem os dados essenciais que deveriam ser garantidos nos exames? A situação é gravíssima e chamamos a atenção pois o direito à saúde precisa ser garantido”, alertou Glória Mafra.

Os insumos são essenciais para a realização de exames que possibilitam o acompanhamento do quadro clínico de pacientes com doenças hematológicas.  “O que não tem estoque zero, está no limite, ou seja, com desabastecimento iminente. Os exames não realizados por falta de insumos impedem os médicos de ajustarem, modificarem ou manterem as medicações com segurança dentro dos parâmetros clínicos. ”

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x