Partido Renovação Democrática quer eleger pelo menos 20 prefeitos em 2024
O movimento nos bastidores da política para as eleições municipais está a todo o vapor. De acordo com o Vice-presidente Nacional do Patriota e Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, o partido – que vai ser homologado em fusão com o PTB e vai passar a ser o Partido Renovação Democrática (PRD) – deve apresentar uma chapa para eleger de 4 a 5 vereadores, em São Luís. A intenção é seguir em uma aliança com o grupo do governador Carlos Brandão e aguardar o posicionamento do chefe do Poder Executivo Estadual.
“Estamos na fase de articulações e conversas, mas o partido vai acompanhar o que o governador determinar porque é da base do governo. Hoje temos Paulo Victor como uma possível candidatura interessante. Caso ele se coloque a disposição para cargo de prefeito e o governador declarar apoio a ele, assim também faremos”, disse.
O Patriota conta atualmente com cerca de 2 mil filiados no Maranhão e há uma forte tendência de crescimento neste ano, com a fusão com o PTB que deve ser homologada em estimados 60 dias.
Nas eleições passadas, o Patriota conseguiu eleger três deputados estaduais no Maranhão e quatro deputados federais, sendo um do Maranhão e três do Estado de Minas Gerais. Na Assembleia Legislativa, ocuparam vagas os deputados Juscelino Marreca, Edna Silva e Guilherme Paz. Na Câmara Federal, Marreca Filho foi o único candidato eleito do Maranhão.
Cerca de 20 candidaturas a cargo de prefeitos devem ser apresentadas para as próximas eleições. Dois prefeitos reeleitos pelo Patriota, em Timbiras (Dr Borba) e Matinha (Linielda), não poderão concorrer ao mesmo cargo. Outros dois estão no exercício do mandato em Amarante (Vanderlee) e Riachão (Rugério).
A inclusão desses nomes na lista de filiados do Partido Renovação Democrática (PRD) deve ocorrer de forma automática após a homologação no TSE, mas os eleitos e reeleitos poderão mudar de partido a qualquer momento, se assim desejarem, já que a lei permite migrações sem prejuízo algum.